14/08/2014
Após a leitura da 1ª apostila fomo indagados sobre os desafios que permeiam o ensino médio no Brasil: Evasão, Formato e continuidade. Explicação para esses fenômenos podem ser as seguintes: Fator cultural, incentivos, motivação e acessibilidade, visando assim a permanência dos discentes.
Outro ponto discutido foi o perfil da escola. O nosso contexto escolar foge da realidade da maioria das outras escolas. Trata-se de uma escola rural, ou de campo, temos um corpo discente homogêneo, com uma preocupação maior com as questões ambientais e como uma postura mais engajada, diante aos conteúdos estudados.
Por fim chegamos a questão da universalização do ensino, outro desafio que deve ser alcançado. Diante disso podemos afirmar alguns pontos que permeiam essa indagação: Foco no qualidade de ensino, incentivos aos jovens, ampliar a oferta desse curso, trabalhar a questão cultural, focar na permanência, novas leis que garantem e incentivem a entrada e permanência dos alunos nesse grau do estudo.
Nessa primeira etapa vimos o histórico e os desafios do ensino médio no Brasil. O tema vai além disso, temos um longo caminho para percorrer, mas muito já foi feito e muito será construído ainda.