Reflexoes dos Alunos sobre seu Futuro:

A partir das pesquisas realizadas em sala com os alunos do Ensino Médio do período noturno, percebemos que os mesmos têm como valores atuais mais relevantes a família, em segundo lugar os amigos, posteriormente os estudos e trabalho. Foram citados em menor relevância a diversão, o colégio, namoro e religião.
Quando questionados sobre os planos para o futuro relatam que desejam terminar o Ensino Médio e constituir família, tendo casa própria e transmitir seus conhecimentos para os filhos. Muitos anseiam por se habilitarem como motoristas e adquirirem mais liberdade e autonomia. Outros almejam ingressar em um Curso Superior e investir em uma carreira. Os cursos mais citados foram: Direito, Artes, Gastronomia, Psicologia, Nutrição, Administração, Sociologia, Estilista, Cientista e Político.
Em relação ao projeto de vida para daqui a dez anos, na maioria desejam estar casados e com carreira constituída. As meninas relatam o desejo de serem mães. Aparecem acentuadamente os desejos consumistas de terem bens e poder desfrutar dos confortos que o capitalismo oferece. Alguns dos alunos entrevistados revelam não ter perspectivas para o futuro.
Em linhas gerais os discursos refletem uma resposta positiva às cobranças sociais instituídas as camadas médias da sociedade, que seriam formar família e constituir carreiras rentáveis capazes de suprir os apelos do consumo. Com interesses individualistas que não externam uma preocupação com a sociedade ou algum tipo de protagonismo nessa sociedade