Reflexões do Colégio Estadual Cristo Rei -Francisco Beltrão sobre os Pressupostos e Fundamentos para um Ensino Médio de Qualidade Social:sujeitos do ensino médio e formação humana integral - Caderno 3

Pressupostos do ponto de vista etimológico tem a ver com o que propomos de forma antecipada, ou a princípio, nesse caso com enfoque na qualidade social e com base nos sujeitos com formação integral e acúmulo de informações. O título em si, já é uma explicação em especial por considerar a formação humana de forma integral, ou ainda, integrada as diferentes dimensões humanas em especial pela dimensão do trabalho.

É uma crítica ao aprendizado mecânico e pragmático, ou seja, simplesmente utilitário de um discurso a curto prazo de implantação de conceitos sem considerar o sujeito. Nesse caso as disciplinas são estanques e não dialogam nem com a própria disciplina com seus conteúdos e com outras disciplinas.

Essa nova escola de ensino médio, sem alusão a Escola Nova, evidentemente tem a ver com uma perspectiva curricular mais integrada que nãos e limite a interesses imediatos e nem daqueles que historicamente conduzem uma educação dual.

É razoável que o trabalho seja pensado como educativo e o acesso aos alunos à ciência, à tecnologia e à cultura escolar é um direito dos alunos. É consistente a ideia de criar um eixo comum, ou seja,trabalho,ciência, tecnologia e cultura.

Acreditamos que os complexos temáticos, ou seja, assuntos de maior relevância e que têm os ´conteúdos estruturantes como base deve cosntituir uma metodologia adequada. Esses temas devem ser plenamente discutidos na escola e quem sabe pela comunidade escolar.

O currículo torna-se uma cosntrução coletiva a medida que a escola oferece essa possibildiade e mais, quando assume o protagosnismo da elucidação do conhecimento elaborado.

Pensando esse currículo estamos de acordo que é prescritivo e explicativo, ou seja, o que é a escola e o que se acorda no ambiente escolar para se ensinar. Explicar o que é essa escola, sua especificidade e ainda em que somos diferentes e em que convergimos, nesse caso o pertencimento a uma classe trabalhadora que aproxima no currículo professores e alunos.

O currículo do Ensino Médio, seus sujeitos e o desafio da formação humana integral.

Os materiais do caderno três e os vídeos assistidos permitiram uma análise de algumas experiências com currículo do Ensino Secundário no Brasil. As escolas tinham o ensino primário de quatro anos, o ginásio de quatro anos e mais três do científico.

Um exemplo de proposta curricular diferenciada foi o Gevoa com a preocupação em temáticas mais gerais que incluíam a preocupação com o aluno e valorizava os seus saberes. O Gevoa: Ginásio Estadual Vocacional Osvaldo Aranha tinha lliberdade de criação. Foi extinto pelos militares e com apoio cívico acusado de não incentivar os conteúdos e ser espontaneísta.

O currículo assim pode ter dois vieses, um tradicional e outro crítico. No primeiro o predomínio da técnica com adaptação do sujeito e no segundo compreendendo o currículo como disputa por projetos societários.

O ensino médio ao mesmo tempo que é etapa para o superior busca formar para o trabalho. Essa dubiedade confunde.

Nos anos 1940 tínhamos um propedêutico enciclopedista e profissional pragmático e hoje como resultado um currículop disciplinar, fragmentado e hierarquizado com ênfase em algumas disciplinas.

Hoje pensamos que o ensino médio deve ter as dimensões do trabalho, ciência e tecnologia e ainda a cultura na busca de uma autonomia intelectual.

Estaremos apresentando aos alunos o resultado do questionário sobre sujeitos do ensino médio feito com eles e depois apresentaremos aos professores do ensino médio com a intenção de alterar em alguns pontos o currículo tornando-o mais coerente.