Reflexões do Caderno 1 - CEEBJA Prof. Orides B. Guerra - Foz do Iguaçu

Refletindo sobre a temática proposta no Caderno 1, é possível constatar alguns apontamentos, tais como um aumento desorganizado de vagas na rede escolar. Com isso, priorizou-se a quantidade de alunos não garantindo a qualidade do ensino. Entretanto, surgiu a necessidade de professores qualificados para atender a demanda. Assim, profissionais de diversas áreas ocuparam cargos docentes. Por outro lado, o aluno não se sente atraído pelo currículo escolar, pois percebe que não há relação entre sua vivência e o conteúdo apresentado na escola.
Outro aspecto relevante é que não há uniformidade curricular entre as escolas. Quando um aluno muda de escola, encontra conteúdos diferentes dispostos em outra grade curricular.
O perfil dos nossos estudantes é bastante variado e sofre a interferência da tríplice fronteira. Te¬mos alunos estrangeiros, muambeiros, idosos, donas de casa, com necessidades especiais di¬versas, em liberdade assistida etc. Os perfis sociais são bastante diferentes, bem como os as¬pectos culturais e econômicos.
A grande maioria dos alunos que chegam a nossa escola trabalha e estuda. Como a necessidade financeira é mais premente do que a formação escolar, é rotineiro ver alunos desistindo dos estudos para ampliar sua carga horária no emprego e/ou por um segundo emprego. Na EJA, a desistência é grande por diversos motivos, na maioria das vezes, financeiro.
Há necessidade de adaptar o currículo à realidade da Tríplice Fronteira (Brasil, Paraguai e Argentina), considerando as etnias, linguagens e grupos sociais e econômicos.