INSTITUIÇÃO: COLÉGIO ESTADUAL SENADOR MANOEL ALENCAR GUIMARÃES
Cidade: Curitiba / Pr
Coordenadora : Simone Grachiki
Equipe 2:
Júlio Garcia
Maria Dalva Balduino
Norma Zimmernann
Vânia Bittencourt
Glenda Marianne Fucci
REFLEXÃO E AÇÃO:
Proposta 1 - A partir da reconstrução histórica aqui apresentada, identifique — individualmente e em grupo — os desafios que permanecem para o ensino médio na realidade brasileira e levantem possibilidades de explicação para eles.
A educação no Brasil avançou muito nos últimos anos, mas ainda está longe de ser satisfatória. Até pouco tempo atrás, parecia existir consenso quanto ao fato de que os problemas do ensino brasileiro eram: a falta de escolas, a evasão escolar e a carência de verbas governamentais para a educação. Entretanto, observa-se que não apenas isso implica o desinteresse, a permanência e a conclusão dos jovens no ensino médio. A indefinição histórica pela qual passou o Ensino Médio construiu um trajeto de desencontros, refletindo-se no interesse dos jovens, pois não fica claro onde essa etapa do ensino o levará e se dará conta de suas necessidades. Ainda considerando o contexto histórico em que o Ensino Médio está inserido, percebe-se que nem sempre foi igualmente proporcionado a todo estudante homem e mulher e a todas as classes sociais a frequência nesse nível de ensino, gerando assim uma defasagem de conhecimentos à sociedade. Espera-se que o Ensino Médio seja promotor de conteúdos suficientes e necessários que mesclem cultura e trabalho para formar cidadãos críticos e capazes de entender e transformar positivamente a realidade à sua volta. Os recursos tecnológicos chegaram e amplas transformações de ordem social, econômica e cultural acenam como possibilidade de reflexão, comunicação e renovação pedagógica. Torna-se urgente uma reestruturação no currículo visando à formação humana integral, pois as exigências da sociedade são reais e diversas e a escola continua distante da realidade do aluno. Permanece o desafio de Ensino Médio em todas as suas formas: regular, normal/magistério, integrada à educação profissional para Jovens e Adultos (EJA), de promover formação integral que propicie ao aluno a compreensão da vida social, da evolução técnico-científica da história e da dinâmica de trabalho. O desafio maior é que o Ensino Médio seja capaz de promover a formação integral do aluno em jornada de tempo integral. Para esse enfrentamento são fundamentais a capacitação e valorização dos professores, o trabalho em equipe tornando a escola um ambiente significativo para os alunos/pais e comunidade em geral.
2) Algumas informações que permitem conhecer aspectos do perfil social, cultural e econômico dos sujeitos matriculados no Ensino Médio desta escola.
Nossos alunos do Ensino Médio são de classe média. Alguns do diurno já estão inseridos no mercado do trabalho no contraturno. No período da noite, identifica-se claramente, que quase a totalidade tem vínculo empregatício, seja permanente ou temporário. A maioria tem celulares, computadores e acesso à internet. Os alunos do terceiro ano demonstram interesse em continuar os estudos e alguns fazem cursinhos preparatórios para o vestibular. Grande número mora em bairros próximos, sendo poucos os alunos que residem nas imediações da escola.
Fonte:
Formação de Professores do Ensino Médio Caderno 1