Reflexões das Temáticas dos cadernos I, II e III COLÉGIO AGRÍCOLA ESTADUAL DE TOLEDO/PR

PROFESSORES: Gerson; William; Cassiano; Saionara; Simone F.; Simone; Ieda; Wilson; Marisa.

COORDENADORA: Lindamir S.

TEMÁTICA 1 - ENSINO MÉDIO E A FORMAÇÃO HUMANA INTEGRAL

REFLEXÃO E AÇÃO DA PÁGINA 45

RESPOSTA: Sei que o que vou dizer para muitos será um absurdo, para outros, um retrocesso, mas para mim um "voltar do gosto de estudar", que tanto queremos por parte do aluno. O fim dos abandonos será novamente quando voltar a termos 180 dias letivos. Isso mesmo, reduzir novamente os dias letivos, pois não vi aumento de qualidade nenhuma no ensino desde que aumentou os dias letivos, ao contário, houve uma queda no rendimento escolar e na frequencia, pois infelizmente para quem trabalha e estuda não é fácil conciliar os dois. E muitos ainda além de estudar e trabalhar já tem família e nem podem optar por apenas estudar. Outros ainda não tem forças físicas  e nem mentais para ambos e acabam optando pelo trabalho pois dá retorno financeiro para suas "baladas"porque eles não pensam no futuro.

Outra coisa de que precisamos é de uma educação escolar e familiar mais severa, mais exigida, como era (a tradicional). Ah mas aí irão dizer é passado (foi naquela época, agora são outros tempos) não podemos comparar, passado é passado, agora temos tecnologia. Infelizmente modernizou-se demais a educação e perdeu-se a essência.

A quem diz que "decoreba" não se aprende nada e não forma críticos. Eu discordo. Sou dessa época e aprendi sim, lembro até hoje e sou muito crítica.

TEMÁTICA 2 - O JOVEM COMO SUJEITO DO ENSINO MÉDIO

REFLEXÃO E AÇÃO DA PÁGINA 16

RESPOSTA: Sim, eu concordo com esse "jogos de culpados", justamente pela mudança no nosso papel como professor. Deixamos de ensinar para sermos repassadores de conhecimentos e no meu ver ainda vejo isso como um ponto negativo pois o perfil dos nossos alunos é outro e o sistema é outro.

Precisamos levar em consideração o conhecimento do aluno, a vida familiar dificil que pode afetar o rendimento escolar. A falta de valorização dos professores por parte dos alunos, pais, gestores, governantes (igualando nos aos alunos e outros profissionais) é desmotivante e acaba gerando conflitos.

OBS.: Todos merecem respeito e valor e não estou dizendo o contrário, mas o professor deve, precisa e merece ser mais valorizado. Governante, atendam as reivindicações dos professores.

TEMÁTICA 3 - O CURRÍCULO DO ENSINO MÉDIO, SEUS SUJEITOS E O DESAFIO DA FORMAÇÃO HUMANA INTEGRAL

REFLEXÃO E AÇÃO DA PÁGINA 34 E 35

RESPOSTA: Sempre estabele,o as relaços necessárias e não abro mão em hipótese nenhuma, os valores humanos, o respeito entre nós. Não somos perfeitos e erramos, temos que procurar acertar os nossos erros e não persistir neles. Nem sempre minhas aulas saem do jeito que planejei, mas sempre faço uma auto avaliação ou busco com meus alunos o que melhorar.

Incentivo-os constantemente a extrairem de melhor o que tem na escola, que é o conhecimento que eles estão em busca, que eles não percam essa oportunidade com futilidades. Discordo quando falam que nossos jovens sabem o que querem e que não podemos direcionar. Alguns já sabem o que querem mas a grande maioria se inscrevem em várias áreas e naqueles que passarem vão fazer para depois descobrirem se é ou não aquilo que realmente queriam ou não. E daí acabam desistindo ou terminando e trabalhando naquilo que não gostam.

Já na questão da interdiscilinariedade, é necessário que aconteça. Pois atualmente com o número de disciplinas (perca de número de aulas)  que o aluno possui é impossível conseguirmos dar conta sozinhos.