Após discussão no grupo sobre o levantamento realizado, nas semanas anteriores, com os estudantes de Ensino Médio e observando suas opiniões em relação ao currículo, constatamos o seguinte: os estudantes desconhecem o currículo prescrito da escola, ainda que os documentos estejam disponíveis para o acesso deles. Sobre o currículo vivido, o sentido do conhecimento escolar, as experiências vividas mediadas por esse conhecimento e a necessidade de outros conhecimentos e abordagens, os estudantes consideram os conteúdos estudados importantes e, na sua maioria, aplicáveis em experiências vividas. Alguns destacaram conteúdos de uma ou outra disciplina como menos usuais no cotidiano, complementando que o conhecimento, mesmo que não imediatamente aplicável, é importante. Consideraram, ainda, que as abordagens dos conteúdos poderiam ser diferentes e propuseram mais aulas práticas, visitas técnicas. Compreendem que a escola poderia ser melhor em outro formato: maior número de aulas, ensino integral. No entanto, no contexto em que vivem, preferem o formato atual, uma vez que optam por trabalhar meio período ou, no caso do ensino noturno, necessitam trabalhar em período integral.