Reflexões Caderno II - Colégio Estadual Professora Carmelita de Souza Dias - Foz do Iguaçu

Prof. orientador: Márcio de Costa

Professores participantes: Claudete, Elaine Juliani, Fátima Gimenes, Gilberto Nunes, Isaías, Leonardo Cabral, Lídia Dalmazzo, Luiz Alberto, Marilei Barros, Mauro, Mauzeli de Souza, Vanda Neri

O Caderno II propõe uma reflexão voltada para os jovens estudantes de nossas escolas. Dentre as várias necessidades que a dinâmica educacional nos apresenta, a principal delas é conhecermos a realidade dos alunos, buscando construir relacionamentos entre nós (professores) e eles (jovens alunos).

Uma das alternativas seria abrir espaço para os alunos relatarem, através de rodas de conversa, suas experiências no mundo digital, uma vez que a internet se tornou o principal meio de interatividade entre eles. Também seria importante abordarmos a questão do jovem e seus projetos para o futuro. Convidar profissionais para palestras vocacionais é uma boa estratégia para intensificar esse diálogo.

E por fim, uma carta dos professores endereçada ao jovem estudante de nossas escolas traria um bom impacto, demonstrando assim, mais uma vez, que a escola está aberta para ouvir esse jovem.

Abaixo propomos um modelo de carta coletiva dos professores para os jovens alunos do Ensino Médio:

 

Carta dos professores e professoras do Colégio Estadual Professora Carmelita de Souza Dias

Olá jovens do Colégio Carmelita!

Vocês sabiam que nós nos preocupamos muito com vocês? 

Pensamos muito sobre a nossa convivência na escola, e nos perguntamos: por que às vezes é tão difícil a relação entre professor e aluno? Por que nossa interação está cada vez mais distante? 

Nem sempre temos tempo para discutirmos os problemas, os anseios de cada um. Acreditamos que não podemos mais fugir dessa conversa, deixando para depois. Então, por onde começamos?

Percebemos que conhecemos vocês muito menos que deveríamos, mas o pouco que sabemos será a base dessa conversa. Notamos que possuem curiosidade e desejo do saber; o simples ato de vir à escola já nos demonstra isso, mesmo que seu comportamento diz o contrário. Queremos entender melhor os seus desejos, medos e aquilo que esperam da escola e de nós professores.

Sabemos que somos fruto de um meio social, cultural e familiar cada vez mais acelerado e exigente e que vocês estão em uma idade de transformação na vida, onde é difícil conciliar diversões, escola, trabalho, namoro e festas, com a realidade de que em breve serão adultos e as responsabilidades aumentarão.

Vocês são protagonistas e atuantes numa sociedade antenada e vivem no mundo cada vez mais globalizado, com suas tribos, seus grupos e redes sociais, com energia capaz de fazer grandes mudanças.

Seriam capazes de trazer toda essa energia e saberes par transformarmos a escola? Aceitam o desafio do diálogo para que nossa escola seja uma ambiente mais interessante para todos?

Juntos vamos transformar a escola em um ambiente com mais significado e ampliar os horizontes, onde professores e alunos compreendam e trabalhem pelo mesmo ideal.

 

De seus professores e professoras