Com relação ao estudo do sujeito do ensino médio, percebe-se que dos grandes desafios observados historicamente, muitos ainda permanecem nos dias atuais, visto que fatores econômicos e sociais continuam interferindo no desenvolvimento e permanência do estudante do ensino médio, considerando que muitos dos alunos são oriundos de classe social média baixa e muitos possuem atividade de trabalhos para sua sustentabilidade.
O desempenho dos alunos tem sido de suma importância nas ações e programas produzidos e implantados na educação nos últimos anos. Nessa visão de educação, a finalidade é formar cidadãos capazes de analisar, compreender e intervir nos acontecimentos do dia-a-dia, visando o bem-estar do homem, tanto na vivencia pessoal quanto no coletivo. Contudo, o que de fato ocorre no sistema de ensino médio, é o enfoque predominante nos pontos de vestibulares, pouco considerando a formação integral e preparação para o mercado e trabalho e a sua identificação como cidadão crítico e atuante na sociedade.
Também é pertinente frisar que a nossa sociedade capitalista, dá mais importância à mão-de-obra do que a própria qualificação intelectual do profissional, resultando, desta forma, na desmotivação e abandono do Ensino Médio, uma vez que para grande a maioria dos alunos, a necessidade de trabalho é tida como prioritária.
Fonte:
Pacto Nacional pelo fortalecimento do Ensino Médio _ Ensino Médio e Formação Humana Integral – Etapa I- CadernoI- MEC, 2013.