Entendo que o currículo é o coração da escola, o espaço em que atuamos, o que nos torna responsáveis por sua elaboração. Daí a necessidade de constantes discussões e reflexões, na escola. Esta perspectiva de planejamento curricular tem, ainda, como principal diretriz, a ação de planejar implicando a participação de todos os elementos envolvidos no processo alunos, professores, coordenadores pedagógicos, direção; há a necessidade de se priorizar o que se planeja e o que se realiza; o planejamento escolar deve partir da realidade concreta e estar voltado para atingir as finalidades da educação do ensino definidas no projeto coletivo da escola. O Projeto Pedagógico e o Currículo da Escola devem ser objetos de ampla discussão para que suas propostas se aproximem sempre mais do currículo real que se efetiva no interior da escola e de cada sala de aula.
Sabemos que às finalidades atribuídas ao ensino médio como: o aprimoramento do educando como ser humano, sua formação ética, desenvolvimento de sua autonomia e de seu pensamento crítico, sua preparação para o mundo do trabalho e o desenvolvimento de competências para continuar seu aprendizado; a integração e articulação dos conhecimentos em processo permanente de interdisciplinaridade e contextualização são atribuições de grande responsabilidades para nós educadores o que nos leva a fazermos um planejamento coletivo muito sério.
Fonte:
Reflexões - Caderno 3 - O Currículo