Reflexões acerca do Ensino Médio: Desafios e Possibilidades

Artigo Colégio Prof. Alcyone Moraes de Castro Vellozo

Professores: Vera, Luis, Celso, Gisele

Orientadora: Patricia C Toaldo

 

Reflexões acerca do Ensino Médio: Desafios e Possibilidades.

Refletindo sobre a reconstrução histórica da educação, percebe-se que o projeto educacional para o Ensino Médio teve como pressuposto a manutenção da dominação do status quo. Por isso, sua função formativa foi desviada para o recrutamento de trabalhadores padronizados, por meio da formação de técnicos, ou caráter propedêutico, para o ingresso das elites no ensino superior.
Redefinir os objetivos e as atribuições no Ensino Médio tem sido o maior desafio de educadores democráticos e movimentos sociais populares nos Fóruns em Defesa da Escola Pública.
Muitos são os desafios que enfrentamos hoje no Brasil ao se tratar do ensino médio. Um deles seria, e talvez o mais contundente o fato de não apresentar uma identidade muito clara, pois muitos alunos que não sonham com a universidade não conseguem ver nele um devido mérito, que não apenas o trampolim para universidade ou a formação profissional. Embora há duas décadas temos cada vez mais estudantes matriculados no ensino médio. Contudo, é recente sua obrigatoriedade, implantado através da emenda constitucional n.59/2009, talvez por pressões de alguns órgãos internacionais e também vindo de uma tendência regional que amplia a exigência para a faixa de 6 aos 17 anos de idade. Outro fator importante que é atender uma dívida social de escolarização de uma população de 15 a 17, a qual precisamos de políticas públicas voltadas para um bom atendimento aos mesmos e para isso necessita-se ampliar os recursos para só assim oferecer a todos a mesma qualidade de ensino, para conseqüentemente tornaremos o pais mais competitivo num cenário econômico internacional.
Seja por motivo de demanda do fator econômico, pessoal ou resultante do trabalho de priorização do ensino fundamental, o ensino médio vem crescendo e com isso enfrentamos novas pelejas. Não obstante,o ensino médio por muito tempo era restrito às camadas privilegiadas e hoje esse fator mudou, houve um salto nos números dos alunos significativamente e a escola não oferece a mesma qualidade para todos, mas o poder público teria obrigação de facultar, por isso ela está ainda longe de um processo de democratização e universalização, pois além disso tem outros fatores como o número de reprovação, evasão e número de jovens que ainda estão fora da escola.
Podemos também ressaltar que resultado da falta de infra-estrutura resulta na reprodução da desigualdade social, o qual continua sendo um grande desafio, pelo fato de este não ter toda uma proposta para mudar a conjuntura dos problemas apresentados e que muitas vezes o professor sozinho não consegue dar conta, todavia precisamos de uma política de governo que integrasse a educação, segurança e saúde, aonde a responsabilidade não fosse apenas atribuída ao professor e a escola, visto que o professor não resolverá todos os problemas, mesmo porque se tomarmos como exemplo: quando um aluno apresenta problemas psicológicos, o docente de modo geral não tem formação para isso, ele não é psicólogo para tratar do ensino e também da mente desse indivíduo, entretanto acho importante tomarmos consciência do papel de cada um e o que atribuir ao educador e a escola e o quê responsabilizá-lo.
O Ensino Médio é a etapa de conclusão da educação básica, dentro da sua função formativa, de acordo com a LDBEN (1996). Então, essa etapa deveria atender às necessidades de acessibilidade e permanência na escola dos jovens e adultos, dentro do projeto educacional que visa efetivar os direitos sociais de formação humana integral.  Porém a permanência e a sua formação integral estão atrelados a vários fatores dentre eles:
- ao imediatismo por parte dos adolescentes que não conseguem visualizar que para conseguir algo deve- se passar por algumas etapas salientando-se  a etapa de formação educacional;
- a valorização e reconhecimento dos docentes;
- investimento estrutural físico no espaço escolar.
-  políticas públicas que valorizem os aspectos citados buscando o acesso e  permanência  dos jovens no ensino médio.

KRAWCZYK, Nora ¬- REFLEXÃO SOBRE ALGUNS DESAFIOS DO ENSINO MÉDIO NO BRASIL HOJE.

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