Quanto a questão que envolve as novas DCNEM (Diretrizes Curriculares do Ensino Médio ), sem dúvida alguma existe a necessidade de mudar uma série de parâmetros que estão de certa forma distorcendo, ou seja, desconfigurando o que seria o ideal para compor o processo de aprendizado do ensino Médio. Em primeiro lugar, há à necessidade de superar historicamente o fator dualidade curricular; ora prepara o aluno para a Universidade ; ora está voltado ao curso técnico, tendo em vistas prepara-los para o mercado do trabalho. Esse ponto além de atrapalhar o estudante no que realmente ele quer para o seu futuro, torna-se para a docência um entrave para direcionar conteúdos adequados e necessários para que ocorra de forma correta o processo de aprendizado sem discrepâncias e de forma coerente. Eu, particularmente não vejo dificuldades em adaptar e direcionar conteúdos que venham superar as necessidades momentâneas sem que altere a estrutura original dos DCNEM. Isso pode e deve ocorrer, pois, temos que ser flexíveis e adaptáveis aos novos conceitos na área da educação. É obvio que isso só será possível se o professor for melhor orientado e munido de informações, projetos de capacitações que venham atender ás mudanças necessárias para a elaboração de um novo e moderno Currículo para o ensino Médio.
Prof. EDSON NEVES- C.E. Newton Ferreira da Costa