No Brasil Império,coube as províncias o direito de promover e regulamentar o Ensino Médio. Os membros da Corte, etudavam fora do país, especialmente, na europa.
Na República percebemos claramente a dualidade na organização da educação escolar: em âmbito federal ( ensino superior e secundário) e em âmbito estadual (níveis primários de ensino). Durante toda a República, portanto, houve uma nítida separação entre o ensino popular, constituído pelas escolas primárias, pelo ensino normal e pelo profissional, e a educação das elites, com as melhores escolas primárias, os ginásios e as escolas superiores.
Na era Vargas, temos o Manifesto dos Pioneiros, onde vinte e seis educadores de grande prestígio nacional, pensam em uma educação laica/ uma escola única para todos, de modo a se evitar o divórcio entre trabalhadores manuais e intelectuais. Porém, esses educadores foram derrotados no processo constituinte ( Constituição de 1934). O Ensino Médio, volta-se para a formação de força de trabalho, visando atender a demanda nacional.
- Ensino Industrial;
- Ensino Agrícola;
- Ensino Comercial; e
- Ensino Normal.