REFLEXÃO SOBRE O ENSINO MÉDIO - BRASIL IMPÉRIO, REPÚBLICA E ERA VARGAS- Colégio Estadual Jardim Consolata-Cascavel

 No Brasil Império,coube as províncias o direito de promover e  regulamentar o Ensino Médio. Os membros da Corte, etudavam fora do país, especialmente, na europa.

Na República percebemos claramente a dualidade na organização da educação escolar: em âmbito federal ( ensino superior e secundário) e em âmbito estadual (níveis primários de ensino).  Durante toda a República, portanto, houve uma nítida separação entre o ensino popular, constituído pelas escolas primárias, pelo ensino normal e pelo profissional, e a educação das elites, com as melhores escolas primárias, os ginásios e as escolas superiores.

Na era Vargas, temos o Manifesto dos Pioneiros, onde vinte e seis educadores de grande prestígio nacional, pensam em uma educação laica/ uma escola única para todos, de modo a se evitar o divórcio entre trabalhadores manuais e intelectuais. Porém, esses educadores foram derrotados no processo constituinte ( Constituição de 1934). O Ensino Médio, volta-se para a formação de força de trabalho, visando atender a demanda nacional. 

- Ensino Industrial;

- Ensino Agrícola;

- Ensino Comercial; e

- Ensino Normal.