REFLEXÃO SOBRE O CURRÍCULO INTEGRADO - CADERNO IV
ESCOLA ESTADUAL ERNANI VIDAL – ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO
CURITIBA-PR
Orientadora de Estudos: Deise Pereira Santos Carvalho
Professores Participantes:
Ana Lúcia Mathias
Denise Pereira Carvalho Santos
Edir Vieira
Iran Frank da Silva
Jeana Escolástica Maffini dos Santos
Márcia Cristina Marquezini Pinheiro de Freitas
Nelson Mário Rizzardi
Patrícia Cristina Lemos Gomes
Reny Aparecida Estácio de Paula
Viviane dos Santos Bezerra
O filme desenvolve importantes aspectos da totalidade dos conhecimentos e sua relação compartimentada da forma que temos nos dias de hoje. O roteiro do filme ajuda-nos a compreender a importância da conexão entre os diversos saberes, pois, uma visão fragmentada da nossa realidade causa uma leitura errônea ou equivocada sobre importantes questões da vida. Relacionando a temática central do filme ao tema “Educação Alimentar e Nutricional”, buscando desenvolver uma abordagem articulada entre os diversos saberes curriculares, consideramos que essa leitura torna-se determinante para introduzir junto aos estudantes um sentido prático do conteúdo interno de cada disciplina.
Partindo desse pressuposto e pensando em formas de se trabalhar a articulação do tema “Educação Alimentar e Nutricional” entre os diversos componentes curriculares de maneira integrada, podemos considerar questões relacionadas aos costumes, às tradições culturais, a cultura do capitalismo, a influência das religiões, como sendo circunstâncias nas quais as disciplinas podem contribuir com o conhecimento globalizado, permitindo assim aos estudantes, compreenderem as relações específicas dessas condições com um saber mais amplo.
Como aponta o texto “Alguns elementos para se pensar a Educação Alimentar numa perspectiva integradora”, podemos apontar algumas formas que podem servir como exemplos: as disciplinas de Sociologia, Filosofia, Geografia e História podem trabalhar juntas buscando identificar como as religiões influenciam a constituição da cultura alimentar de diversos povos, criando ou desenvolvendo tabus alimentares, possibilitando assim que os alunos possam compreender, de maneira global, como se constituem superstições e tabus. As ciências da natureza - a Biologia, a Química e as Ciências Gerais - podem contribuir com o esclarecimento sobre as consequências de certos hábitos culturais que fogem dos padrões de nossa sociedade, como a ingestão de pratos exóticos próprios de outras culturas, por exemplo, a ingestão de insetos, raízes, plantas, entre outros, que nos causam estranhamento, e até repulsão, contribuindo assim com o enriquecimento de nossos estudantes em relação a hábitos que não são os nossos.
Dessa forma, uma perspectiva integradora usando o tema da Educação Alimentar, dentro do currículo escolar, pode contribuir decisivamente com a sistematização do conhecimento, que vai ao encontro da proposta curricular apresentada.