Ao ler a primeira parte do caderno I “breve histórico institucional referente ao ensino médio” constata-se que pouca coisa mudou e o que mudou foi para pior, há aproximadamente quatro décadas a maioria quase absoluta das instituições de ensino eram públicas mesmo tendo a separação dos intitulados de primeira classe e segunda Categoria, os alunos que estudavam nas instituições privadas, grande parte eram os que não queriam estudar, pois pagou passou. Atualmente já é por demais sabido que a situação inverteu, hoje os “primeira classe” estão matriculados nas instituições particulares. Esta mudança de perfil ocorreu devido à desorganização do Estado com a falta de uma política educacional. E sobrou para o estado o atendimento somente da população menos favorecida.
Os alunos formados na educação básica vêm com defasagem de conteúdos, muitos não tem condições de ler e interpretar, o ensino fundamental fica com a responsabilidade de fazer a lição de casa que não foi feita, isso compromete o processo de aprendizagem.
Para uma educação com qualidade tem que se preocupar com o aluno desde os anos iniciais, talvez a educação sendo responsabilidade total de um único pai, ou seja, o governo federal , não ocorrerá à transferência da responsabilidade de um poder para o outro. Alem disso deve ser revistas às questões pedagógicas e Metodológicas.
Adão Aparecido Pereira Leite
Colégio Estadual Hildebrando de Araujo
Curitiba – Pr.