REFLEXÃO SOBRE; Como ensinar Ciências e o planejamento interdisciplinar.
ESCOLA ESTADUAL ERNANI VIDAL – ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO
CURITIBA-PR
Orientadora de Estudos ;Denise Pereira Santos Carvalho
Professores Participantes:
Ana Lúcia Mathias
Deise Pereira Carvalho Santos
Iran Frank da Silva
Jeana Escolástica Maffini dos Santos
Márcia Cristina Marquezini Pinheiro de Freitas
Nelson Mário Rizzardi
Reny Aparecida Estácio de Paula
Viviane dos Santos Bezerra
Ensinar Ciências é algo desafiador, porque é preciso compreender uma massa gigantesca de informações para saber estruturar esse conhecimento de forma adequada e assim, poder contextualizar, relacionar e compreender adequadamente para poder explicar e resolver os mais variados problemas práticos da vida cotidiana. Para tal, é importante entender que a disciplina tornou-se parte integrante de nossas vidas como nas telecomunicações, nos processos industriais de produção,nas práticas agrícolas,na biotecnologia,etc.
Portanto, há inúmeros caminhos teórico-metodológicos por meio dos quais ensinar Ciências da Natureza pode se materializar na escola e esses caminhos são frutos de processos de ação-reflexão-ação dos sujeitos envolvidos em profundo diálogo com a realidade, sob uma perspectiva crítica e histórica. Dessa forma,é possível permitir que os alunos avancem num processo que possibilitará a formação de um pensamento sistemático, crítico e autônomo, capaz de enfrentar os desafios da atualidade dentro e fora da escola.
Dentre os caminhos para ensinar Ciências deve-se:
• Selecionar leituras e recursos que deverão permitir a contextualização e a interdisciplinariedade, procurando estabelecer ligações com outros domínios de conhecimento sob o ponto de vista social , cultural , econômico e ambiental.
• Considerar o saber acumulado do aluno e procurar canalizar suas concepções espontâneas extraídas do cotidiano, para uma concepção científica que sintetiza o saber socialmente construído e sistematizado, filtrando-se nesse processo, seus vícios conceituais.
• O professor deve mediar e proporcionar situações de dívidas essenciais, para que o aluno busque respostas .
• Aproveitar a diversidade de realidade individuais e proporcionar momentos de interação entre os alunos , de forma que garanta troca de informações e sugestões , numa construção coletiva e gradativa, através de experimentos e discussões.
• Mediar sempre, que houver discrepâncias entre a conclusão do aluno e o saber cie tífico.
• Apresentar , sempre novos elementos para novas discussões e conclusões até que todos se apropriem dos saberes científicos que fundamentam os fenômenos.
• Proporcionar atividades individuais ou em grupos contribuindo para o desenvolvimento dos valores humanos .
TEMA: Crise no fornecimento de água e energia
A partir dos pressupostos de Lavousier: “Na natureza nada se perde, nada se cria, tudo se transforma”, constata-se que nos dias atuais a crise no fornecimento de água, responsável pela produção de energia, sofre consequências do efeito estufa e dos fenômenos El Niño, La Niña, entre outros. Nesse entendimento, o tema escolhido poderá ser trabalhado, de forma interdisciplinar com os alunos do Ensino Médio, pois é um tema que abrange grande quantidade de disciplinas.
CONTEÚDOS:
-Matemática
Interpretação de dados estatísticos e gráficos;
Transformações de medidas em relação ao volume de água.
- Física
Transformações de energias cinéticas, luminosas, de MRU e MRUV.
- Química
Componentes químicos da tabela periódica;
Transformações iônicas e mudanças dos estados físicos.
-Biologia
Benefícios da água para o organismo vivo.
OBJETIVOS: Manter a curiosidade e o desejo de compreender o mundo; compreender os fundamentos científico-tecnológicos nos processos produtivos, relacionando a teoria com a prática, no ensino de cada disciplina, investigando, envolvendo, experimentado sobre o mundo natural, na sua relação com o trabalho e com a sociedade.
ENCAMINHAMENTO METODOLÓGICO: Fazer um levantamento sobre os conhecimentos dos alunos acerca do tema a ser estudado; problematizar o tema estudado a partir de suas possíveis relações com a realidade dos alunos; discutir as informações; detectando dificuldades e apontar alternativas de soluções e ajudá-los na elaboração das conclusões das atividades realizadas. As tecnologias e laboratórios serão utilizados favorecendo de forma dinâmica a relação entre teoria e prática.
RECURSOS DIDÁTICOS: quadro de giz, giz, TV multimídia, revistas, jornais, laboratório de informática, laboratório de físico-química.
AVALIAÇÃO: Individual e em grupo
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Formação de professores do ensino médio, Etapa II – Caderno III: Ciências da Natureza / Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica; [autores: Daniela Lopes Scarpa... et al.]. – Curitiba: UFPR/Setor de Educação, 2014. 48p.
PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Diretrizes Curriculares Estaduais
Fonte:
REFLEXÃO SOBRE; Como ensinar Ciências e o planejamento interdisciplinar.