Reflexão a respeito das DCNEM

 

 
 
Como está nas diretrizes o ensino médio é um direito social de cada pessoa e é dever do Estado a oferta pública e gratuita, 
Podemos então concluir que o desafio está em conscientizar a sociedade desse direito, e em particular o educando do ensino 
médio que isso faz parte das políticas públicas da educação.
A evasão e a desistência desse período exigem providências, preocupando tanto a a sociedade quanto os órgão competentes e a
preparação básica para o trabalho e cidadania dependem dessas providências.
A organização curricular deve considerar as diversidades, as características locais e especificidades regionais das comunidades atendidas.
Tendo sempre em vista que o conhecimento se forma depois de um longo processo de trocas, assimilações, adaptações e
elaborações, influenciado por todos os aspectos humanos. 
Cabe a acada escola optar por um programa que contemple as necessidades dos estudantes e as características das comunidades em que eles vivem, afinando-os com as novas diretrizes.
A escola não pode ser uma oficina de formar agentes para o mercado flutuante de trabalho, mas uma instituição de onde saem cidadãos que se habilitam a trabalhar e  participar da cultura e dos destinos da comunidade.
A situação fragmentária do ensino médio, a hierarquização das disciplinas são normalmente discutidas no âmbito escolar para se buscar uma escola capaz de propiciar a aprendizagem de conteúdos historicamente acumulados pela humanidade em seus devidos campos, tornando-se uma escola socialmente inclusiva e de qualidade referenciada.
Para atingir este objetivo a escola pública estadual deverá também promover políticas de melhorias de condições de trabalho e de valorização dos professsores e funcionários das escola.
Cada instiuição escolar deve estudar e definir no projeto político pedagógico os objetivos e estratégias a serem  alcançados, lembrando que a escola não é apenas um espaço de aprendizagem,mas um lugar de vivências e experiências com a função específica de forjar as novas gerações para a vida social e os propfessores são sujeitos entre sujeitos, mediadores de relações e coconstrutores do sentido.

 

Ana Lucia Monticelli- C. E. Newton Ferreira da Costa