REFLEXÃO PEE E PRINCIPAIS PROBLEMAS DO ENSINO PROFISSIONAL.

CEEP PEDRO BOARETTO NETO CASCAVEL PARANÁ

REFLEXÃO E AÇÃO 3 (PÁG. 32)

ATIVIDADE DESENVOLVIDA PELO GRUPO DA ORIENTADORA DENISE PASQUALETTO
DATA: 18.04.2015
ANETE TEREZINHA TRASEL
ANDRÉ JANDREY
ANNA JOYCE PEREIRA COSTA
EVALDO MARTINS S. FILHO
ELEDIR IGNÁCIO DOS SANTOS
CRISTIANE LUZIA CAMBOIN BISSANI
ELOISA ANTUNES PEREIRA
ADRIANA APARECIDA N. PEREIRA
FÁBIO DOS SANTOS GIACOMEL
CLÓVIS ORTIGARA
EUNICE BILLER
FRANCISCA F. DA SILVA

REFLEXÃO E AÇÃO 3 (PÁG. 32) - Faça uma reflexão acerca do PEE – PLANO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO, discutido no grupo. A se¬guir, em pequenos grupos, discuta com seus colegas e escreva os principais problemas do Ensino Profissional. Na coluna da tabela. Analise os impactos desses problemas no CEEP. Agora, proponha ações para mudar essa realidade.
Problemas (o que precisa ser mudado) Impactos negativos (do problema) Ações (para resolver o problema)
1. Alta rotatividade de docentes na área  técnica. - descontinuidade no trabalho de conteúdo e formação específica. - Organização escolar através de ações da mantenedora.
- Contrato de PSS por 4 anos.
- Encerramento do contrato com garantia de continuar no mesmo estabelecimento de trabalho docente anterior.
2. Ausência de livros e material didático para as disciplinas específicas da área. - Interfere nos encaminhamentos metodológicos e na aprendizagem do aluno. - Elaboração de material didático pelos professores das áreas técnicas, conforme PLANO DE CURSO.
3. Ementas e conteúdos desatualizados ou defasados. - Defasagem de conteúdo para o aluno e dificuldades para inserção no mundo do trabalho. - Atualização e flexibilização das ementas e dos conteúdos por parte da mantenedora, com correções de 4 em 4 anos, iniciando um ano após eleições.
4. Inexistência de formação docente  específica para atuação na área técnica - Dificuldade de interação entre as disciplinas e de embasamento teórico - Oficinas internas de metodologias, com convite a outras escolas.
- Proporcionar capacitação aos professores técnicos.
- Encaminhar proposta ao PROEMI para a realização da formação docente.
5 – Ausência de manutenção de materiais didáticos, kits de laboratórios, softwares e equipamentos conforme plano de curso. - Comprometimento com a qualidade das aulas práticas. -Mais investimentos em materiais didáticos, kits de laboratórios, softwares e equipamentos conforme plano de curso pela mantenedora e manutenção dos mesmos.
6 – Ausência de espaços específicos para as aulas práticas/laboratórios. - Ausência de espaço físico adequado, impossibilitando a aprendizagem do aluno durante as aulas práticas. - Maiores investimentos em ampliações , materiais específicos para aulas práticas pela mantenedora.