Reflexão: Pacto Desafio no Ensino Médio

Núcleo de Cascavel Professora  Marta Dutra Rabuske

Dia 06/09/2014

Reflexão-Pacto- Desafios no Ensino Médio

Participar deste primeiro encontro para  discutir alternativas que possam contribuir  para o processo de Ensino –Aprendizagem no Ensino Médio.

Pois o grupo percebe o desinteresse dos adolescentes pela vida escolar que tem gerado muitas reflexões no mundo afora sobre os possíveis caminhos de fazer com que o ensino médio seja vivido e percebido como significativo. Nessa perspectiva, o desafio dos sistemas de ensino nos últimos anos envolve a capacidade de organizar um programa curricular que consiga, ao mesmo tempo, formar os jovens para continuar os estudos no ensino superior e prepará-los para o mercado de trabalho. Ou seja, fazer com que se escolarize o mais possível, o que muitas vezes obscurece outros sentidos da educação.  Que combinar para a sua formação  voltada para o interesse dos alunos levando em consideração o papel político, cultural e econômico da  sociedade em que vive,  tanto nos cursos de preparação acadêmica ao ensino superior quanto nas opções de educação profissional, sem prejuízo de escolhas futuras. E, qualquer que seja o rumo da reforma, é fundamental ouvir a sociedade organizada e, sobretudo, os jovens, em geral ausentes dos debates educacionais que lhes afetam diretamente.

Numa sociedade do conhecimento, com graus de complexidade crescente, a preparação de todos os cidadãos para o mundo da vida e do trabalho requer o domínio de competências e habilidades de leitura, escrita, capacidade de resolver problemas e de entender o mundo que os cerca. Habilidades que, por certo, apenas uma minoria de jovens brasileiros obtém ao chegar à idade adulta.