REFLEXÃO ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DEMOCRÁTICA DA ESCOLA-CADERNO-V

REFLEXÃO ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DEMOCRÁTICA DA ESCOLA-CADERNO-V
ESCOLA ESTADUAL ERNANI VIDAL – ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO
CURITIBA-PR
Orientadora de Estudos: Deise Pereira Santos Carvalho
Professores Participantes:

Ana Lúcia Mathias
Denise Pereira Carvalho Santos
Edir Vieira
Iran Frank da Silva
Jeana Escolástica Maffini dos Santos
Márcia Cristina Marquezini Pinheiro de Freitas
Nelson Mário Rizzardi
Patrícia Cristina Lemos Gomes
Reny Aparecida Estácio de Paula
Viviane dos Santos Bezerra

Conforme regimento escolar, nossa escola possui o Conselho Escolar, que é um órgão colegiado de todos os segmentos da escola, de natureza deliberativa, construtiva, avaliativa e fiscalizadora sobre as organizações e a realização do trabalho de forma democrática, regido por um estatuto próprio. A principal atribuição do Conselho é aprovar, acompanhar e deliberar as questões que envolvem esse Estabelecimento, desde a parte pedagógica até a administrativa.
Apesar de todas as atribuições do Conselho, algumas questões são discutidas com menos formalidade pelos demais integrantes da comunidade escolar. Mediante essas discussões, formais ou não, de certa forma, a escola conduz suas ações de forma a exercer a gestão democrática, procurando tomar decisões compartilhadas por todos, não apenas pela direção ou pela equipe pedagógica. A escola busca desenvolver ações onde todos opinem e participem de suas decisões, envolvendo a comunidade em uma construção coletiva. Certamente, em alguns momentos, ocorrem decisões sobre determinadas questões que são tomadas por pequenos grupos, não havendo a devida comunicação com o grande grupo, gerando dessa forma pequenas controvérsias.
Os profissionais sentem-se incluídos nas decisões da escola em algumas situações específicas, como por exemplo, quando lhes são dadas a possibilidade de expressar a sua opinião e, consequentemente, quando seu ponto de vista é discutido coletivamente, podendo ser aceito ou não.
Com relação ao Grêmio Estudantil, consideramos que o mesmo exerce uma função muito importante na escola, pois inclui os alunos com características de liderança e comprometimento em decisões que, a partir dessa sua participação, toma uma relevância representativa. Isso faz com que a comunidade discente sinta-se como membro co-efetivo na instituição. Outro fator interessante, que podemos relacionar, é que a formação de um Grêmio motiva os estudantes em se inserir e interagir na realidade da escola.
Contudo, apesar dos aspectos positivos aqui ressaltados em relação ao Grêmio Estudantil, faz-se necessário observar alguns pontos que podem eventualmente atrapalhar o andamento pedagógico da escola. Exemplo disso são as constantes saídas dos membros do Grêmio para reuniões em horários de aulas, gerando certos descontentamentos por parte dos professores que, naquele momento, estão lecionando em suas salas de aula. Outra situação que vale a pena citar, é que na prática, o Grêmio Estudantil costuma levantar alguns questionamentos que interferem em decisões tomadas pelo corpo diretivo, gerando alguns conflitos algumas vezes desnecessários, o que pode atrapalhar também as atividades escolares.