Reflexão histórica EM.

Reflexão e Ação – Caderno – Atividade I
A partir da reconstrução histórica aqui apresentada, identifique  - individualmente e em grupo – os desafios que permanecem para o ensino médio  na realidade brasileira  e levantem possibilidades para de explicação para eles.
O Ensino Médio passou por várias transformações ao longo da história, porém, ainda não atende a realidade brasileira. Dessas transformações, ficaram resquícios negativos que contribuíram para o seu fracasso e alguns pontos positivos que deram resultados naquela época.
Dentro da nossa realidade, observamos alguns desafios:
• Evasão -  O ensino médio não é atraente para a permanência efetiva do aluno, o qual está interessado  no mercado de trabalho, e que sem qualificação,  preenche vaga em trabalhos temporários, com baixa remuneração. A Situação econômica  do aluno é emergencial, obrigando-se a deixar os estudos para atender suas necessidades.
• Formação de Docente – O que se observa é que o que se ensina aos professores de licenciatura, não condiz  com a realidade. Profissionais com má formação, desmotivados, acabam desistindo em meio do processo ensino aprendizagem.
• Estrutura – Escolas que não atendem sua demanda devido ao espaço físico, equipamentos de multimídia obsoletos, material pedagógico insuficiente, metodologias ultrapassadas, planejamentos ineficientes, falta de políticas públicas.
• Repetência – Grande número de alunos em distorção/série. Alunos que abandonam a escola por mudança de residência, problemas particulares, trabalho. Alunos sem perspectivas que trazem consigo grandes dificuldades  do processo ensino aprendizagem.
• Desinteresse da família e aluno  – Famílias desestruturadas sem comprometimento com os estudos. Alunos sem interesse, despreparados, que veem a escola como um ponto de encontro, onde o real  papel da escola é desconsiderado.