Reflexão em Ação – Sobre o livro Cartas a Théo, de Vincent Van Gogh.

CEEP PEDRO BOARETTO NETO, 18/10/2014
Cascavel 
NRE Cascavel
Orientadora Inês dos Santos
Participantes do Grupo
Adriana Aparecida do Nascimento Pereira
Celina Kimie Takano Arake
Eunice Biller
Hefren Thadeu Teixeira Alves

Reflexão em Ação – Sobre o  livro Cartas a Théo, de Vincent Van Gogh. Nessa obra, são compiladas cartas que o pintor holandês enviou a seu irmão de 1875 até sua morte, em 1890.

Dimensão do trabalho: Carpinteiros e mestres utilizavam lápis para desenhar e conduzirem o seu trabalho, a fim de produzirem objetos para sua existência. E também os demais artistas como, Vincent Van Gogh Michelângelo e Dürer, Ruysdaël, Goyen, Calame, Weissenbruch e  Roelofs são citados para referir as diferentes técnicas que utilizavam em seu trabalho.

Dimensão da cultura: é o conjunto dos resultados do trabalho destes artistas, carpinteiros e mestres, produzido através do trabalho. Considerando esses resultados de forma ampla, socialmente e materialmente.
Dimensão da ciência: o desenvolvimento de diferentes trabalhos e a interação de diferentes artistas, tem como produto a ciência. Ou seja, é a ação humana consciente, tendo como produto novas descobertas.
Dimensão da tecnologia: pode-se destacar os diferentes instrumentos utilizados pelos artistas.  Como, lápis, carvão e pena.  Além dos diferentes resultados citados por Vincent Van Gogh.

Objetivo: propiciar a reflexão da influência da tecnologia no mundo do trabalho.
Contexto: discussão, pesquisa e análise de texto (verbal e não-verbal) e produção textual (verbal e não-verbal).
Forma para discussão: pesquisa tendo em mente as diferentes áreas do conhecimento e discussão sobre o tema “diferentes tecnologias e a humanização do processo de produção”.
Trabalho interdisciplinar a partir do texto nas diferentes áreas do conhecimento:
o    Matemática e suas tecnologias: figuras geométricas, traços.
o    Ciências humanas e suas tecnologias: importância de Van Gogh na arte e na cultura – pesquisa sobre a vida e obra do pintor – contextualização e fatos históricos contemporâneos ao mesmo.
o    Linguagens, códigos e suas tecnologias: gêneros textuais.
o    Ciências da natureza e suas tecnologias: paisagens, elementos químicos.