Reflexão em Ação IV - Trecho do livro Cartas a Théo de Vincent Van Gogh - C.E.C.Getúlio Vargas E.F.M.

P { margin-bottom: 0.21cm; }

  Questão 01

A dimensão do Trabalho é o modo pelo qual o ser humano produz para si o mundo, é o instrumento de intervenção do humano sobre o mundo e sua apropriação. Assim, por meio da leitura "Cartas a Théo", percebemos que o autor possibilitou a   compreensão do significado do "lápis" ao seu conhecer real. Ele apropria o material  (lápis de carpinteiro, o carvão, o grafite bruto),à realidade do ser humano, ou seja, a sua utilidade, a sua evolução e também de que forma podemos captar isso , à natureza.

  Já na dimensão Ciência, esta não é o produto arbitrário do pensamento, aqui se realiza  a adaptação do homem à realidade. Dessa forma, percebemos  aqui, a Ciência como cultura, e na leitura do trecho do livro de Van Gogh ao seu irmão, a dimensão da Ciência, fica bem clara e  evidente, pois há várias citações de pintores clássicos, de informações e conhecimentos. Logo, podemos concluir que cultura é o próprio ambiente do ser humano.

  Na dimensão Tecnologia, acontece a transformação do conhecimento científico por meio da produção industrial, que é de natureza material, aqui é o caso das transformações que foram  ocorrendo com o "lápis decarpinteito" do texto. Assim, entendemos que na dimensão  Tecnológica acontece transformações, pois, houve exemplos na evolução do lápis ( carvão, grafite bruto, lápis de carpinteiro e o Faber B, BB, BBB ).

Questão 2

O trecho do livro de Van Gogh ( Cartas a Théo) ,pode ser incorporado  como material nas aulas de Literatura, Arte e História, entre outras. Na Literatura, podemos trabalhar a função social, podendo retratar os diversos  segmentos da sociedade, sua representação social e humana. Assim, os alunos ao lerem o trecho do texto mencionado acima, serão capazes de sentir  e de expressar o que sentem, tendo condições de reconhecer na aula de Literatura o envolvimento entre Obra/Autor/Leitor. Ainda dá para reconhecer qual o caráter histórico da obra e em que viés atual se encontra.

 Em Arte, como o trecho da carta menciona vários pintores famosos, cabe então, no processo pedagógico dessa disciplina, os alunos terem acesso às  obras de Vincent Van Gogh, Michelângelo, Durer e outros mencionados, familiarizando com diversas formas da produção artística. Nesse sentido, sabemos que educar alunos em Arte e possibilitar-lhes um novo olhar, um ouvir mais crítico, um interpretar da realidade além das aparências, com criação de uma nova realidade.

  Em História, ao ler o trecho do livro "Cartas a Théo", o professor poderá problematizar o conteúdo a ser  trabalhado, construindo um diálogo entre o presente e o passado, levantando hipóteses acerca dos acontecimentos históricos que aconteciam no momento em que Van Gogh escrevia suas cartas a seu irmão. O professor irá explorar as noções de tempo, semelhanças , diferenças e mudanças do momento do passado aos dias atuais.