Reflexão em ação - EtapaII - Caderno III

Colégio Estadual Mahatma Gandhi – EFM.

Guarapuava/Paraná

Beatriz

Denize Lustoza Marcondes

Elizabeth Portela

Eloi Myszka

Josiane Guerra

Maria Aparecida

Maria Leonidia

Nelza Czui

Sandra Regina dos Santos

Vera Regina Miranda

 

CIÊNCIAS DA NATUREZA

A proposta desse caderno é unificar as disciplinas biologia, física e química numa ação interdisciplinar, com uma proposta de motivar nossos alunos “a pesquisa”, uma vez que é papel do professor suscitar mudanças nos alunos a partir de uma intencionalidade educativa, através de experiências, coletas e análise de dados e apresentação do material pesquisado. As ciências da natureza tem papel fundamental neste despertar da pesquisa no aluno, por tratar de assuntos ligados ao seu cotidiano, o que exige dos docentes dessa área: formação geral e técnica ampla, pensamento abstrato e abrangente, flexibilidade intelectual, capacidade de responder criativamente a situações novas. E não apenas um saber técnico, capaz de dominar modos de fazer, técnicas didáticas ou procedimentos.

Na segunda reflexão em ação foi analisado item por item. E reafirmamos os pontos positivos e salientamos os negativos nessa discussão. Sempre comparando com a nossa prática.

Energia elétrica (temática da atividade realizada em sala de aula)

Após diagnosticar a problemática com os alunos dos 2º anos o tema escolhido foi, Energia, devido aos inúmeros aumentos.

Sendo assim, os professores das disciplinas foram ao laboratório de informática do colégio e lá fizeram uma pesquisa sobre a história da energia elétrica em nosso país, esse conteúdo foi deixado no compartilhamento público para acesso dos alunos. Em seguida, os professores em momentos distintos levaram os alunos ao laboratório de informática para que tivessem conhecimento sobre a pesquisa realizada por eles.

Após tomarem conhecimento da história da energia elétrica, os alunos passaram a pesquisar imagens sobre diferentes fontes de energia em nosso país, destacando o impacto de cada uma delas para o meio ambiente, e o custo para geração de cada tipo de energia. Essas imagens, foram impressas para serem expostas pelos alunos do 2º B.

Os alunos do 2º A fizeram análise dos dados retirados das contas de energia como: consumo dos últimos 3 meses, porcentagem cobrada na bandeira vermelha, e porque alguns alunos se enquadram na conta baixa renda. Dentro da análise dos dados destaca-se o uso de alguns aplicativos de celulares que podem auxiliar como: cálculo de consumo de energia de aparelhos elétricos; cálculo da conta de luz, neste app é possível fazer o cálculo do valor a ser pago dentro da tarifa normal ou vermelha podendo ser comparados com os dados fornecidos na fatura. Com isso também é possível destacar o bom uso das tecnologias, despertando o interesse dos alunos na criação de aplicativos úteis para a sociedade. Com os dados coletados foram criados gráficos para exposição. Esse material será apresentado aos alunos no 2º B.

Para melhor entendimento dos alunos, foi marcada uma palestra para os 2ºs anos A e B do noturno, com funcionário da empresa Energisa – companhia que distribui energia para nossa cidade – com o objetivo de esclarecer como ocorre o consumo, como reduzir esse consumo baixando o valor pago pela energia e assim, não pagando a mais pela bandeira vermelha.