Reflexão em Ação- Desafios para o ensino médio.

  Ao observarmos os dados reais sobre o ensino médio no Brasil percebemos realmente uma situação alarmante no que ser refere aos índices de abandono, mal aproveitamento e reprovação. Na verdade esses índices nos revelam problemas crônicos da situação educacional brasileira. No entanto, esse situação não é algo recente ou contemporâneo, temos aí, um problema histórico que vem de longa data.
 De observarmos historicamente, percebemos que desde o tempo do império a prioridade era investir mais no ensino médio e no ensino superior colocando o ensino fundamental em segundo plano, como se não fosse tão importante. 

  No entanto como podemos ter um bom ensino médio sem termos uma base forte, uma fundação concreta? Diante dessa situação e da visualização desses dados nos deparamos com um grande desafio de reformulação dessa importante etapa do aprendizado escolar que vai além ainda, um desafio de repensar e reconsiderar todas as nossas posturas educacionais desde o ensino fundamental para chegarmos num Ensino Médio academicamente envolvente e transformador. Lembrando que ao trabalharmos com alunos nesse etapa, nos deparamos com jovens com dilemas emocionais, psicológicos e sociais, a escola tem que disputar espaço com todo esse contexto.

Diante dessa realidade nos sentimos desafiados a reformular e até mesmo transformar a escola que temos em uma instituição academica e socialmente inclusiva. Capaz não somente de manter os docentes na escola de forma efetiva, mas de formar cidadãos com capacidade transformadora.