Colégio Estadual Protásio de Carvalho
Adriana Beatriz de Carvalho
Adriana Caroline P. Fanini
Alexandre Alves Bezerra
Angélica Cristina de Almeida
Célia Regina Cardoso
Damares de Souza Rolim
Donizete de Souza
Janete do Rocio Lara
Jisele Cristina Tesserolli
Luciane Dorea da S. Kramek
Patricia Svolenski
Simone Aparecida Fiorati
REFLEXÃO EM AÇÃO- CADERNO IV
TEMÁTICA II- O ENSINO INTEGRADO: TRABALHO, CIÊNCIAS, TECNOLOGIA E CULTURA
No trecho do livro "Cartas para Théo" de Vicent Van Gogh, o artista faz uma reflexão a respeito do mundo do trabalho, no seu caso, da arte, da ciência e da tecnologia empregada em cada tempo e o valor que cada uma delas agregava a obra. No texto, Van Gogh refere-se várias vezes à possibilidade de acesso a ferramentas tecnológicas de trabalho, cada uma a seu tempo, imaginando como os artistas se serviam dos materias disponíveis no passado e como seria poder servir-se de outros materias no futuro. Se no passado os grandes mestres se utilizavam de materiais como carvão e lápis de carpinteiro e mesmo deles conseguia tirar uma produção excelente, então como seria viver e trabalhar com essas possibilidades nessa época?
A mesma reflexão o artista faz sobre o futuro onde ele imagina um tinteiro e uma boa pena, o que poderia vir a monopolizar tal material e todos se utitlizariam dele, padronizando os trabalhos! No entanto, Van Gogh faz uma observação importante; "...não quero que a beleza se deva ao material, e sim a mim mesmo."
Certa vez, ví um professor dizendo uma frase que me marcou até hoje; quando indagado aos tipos de material e recursos pedagógicos extras que ele utilizava em suas aulas, ele respondeu: "Sou um professor, preciso somente de mentes para moldar". Seria mesmo possível, contemporaneamente, ser um professor com as mãos vazias, ou apenas com um pedaço de giz e mentes para moldar? O mundo e suas tecnologias estão em constante evolução e nossos alunos, assim como nós, tem ascesso a elas. Por que então a escola seria interessante se "utilizássemos somente a nós mesmos" como profissionais??
O grande desafio seria trazer essa discussão para dentro da sala de aula, envolvendo os alunos, construindo juntamente com eles essas possibilidades de materiais possíveis e viáveis para serem utilizados de forma pedagógica no espaço escolar, já que atualmente lutamos contra tantas tecnologias e formas de aprender em oposição a uma escola sem muitas possibilidades e atrações. Isso não pode mais ser negado ou ignorado, nosso aluno não se interessa mais pelo "carvão" e sim pelo tablet, e tecnologias modernas afins. Nisso ele não tem dimensão de que independente do material utilizado, o que mais importa é absorver e utilizar o conhecimento. Tendo como pressuposto que nossos alunos já dominam as novas tecnologias, devemos então supor que essas já foram desmistificadas por eles, assim há uma grande facilidade em utiliza-las e adapta-las como ferramentas profundamente pedagógicas para a construção ou reestruturação da forma de ensino.