Reflexão em Ação caderno IV

Curitiba 15 de Outubro de 2014

CEEBJA DR. Luiz Losso Filho ENS. Fund. E Médio.

Reflexão em ação referente ao caderno IV.

Mara Lucia Laska Martins Paraizo
Patrícia Kelly Camporezi
Caroline Thauny De Souza.
Sídinei Barbosa.

Baseado no vídeo elaborado por alunos da Escola Politécnica De Saúde Joaquim Venâncio, fonte:// https: WWW.youtube.com/wat Em busca de Joaquim Venâncio.
Joaquim Venâncio foi um técnico em laboratório de exame e Saúde, embora não sabia ler, aprendeu na pratica os conhecimentos que o tornaria uma referência.
A forma como Joaquim procedeu nos faz pensar e refletir como uma pessoa mesmo sem instrução poderia alcançar objetivos tão claros e resultados que jamais se pensava em conquistar.
Uma releitura do vídeo para a atual conjuntura pedagógica curricular notou que Joaquim procedia por método, caminho a ser construído, e resultados a ser alcançados.
Porque é tão difícil termos uma proposta curricular que se possa adequar ao interesse de cada realidade escolar, mas ao mesmo tempo em que os alunos tenham novamente o resgate da vontade de saber, e a busca por conhecimento?
Partimos da observação que quem constrói a educação tem que ter como principio viver a educação, a grade curricular jamais pode contemplar e diminuir qualquer disciplina, pois a retirada de conteúdo será a falha pedagógica e a lacuna aberta deixado na vida do educando.
A necessidade de encaminhamento seqüencial de currículo e, conteúdo pautado por uma formação de base que leva em conta o contexto histórico do lugar aonde a escola esta inserida, o mercado local de trabalho, e a formação ética e moral do educando.
Trazendo a luz da realidade escolar da atualidade deve se pensar também na forma como é direcionada a ocupação do espaço físico, para a real adequação de atividades e ate mesmo como distribuir e direcionar atividades de continua busca de aperfeiçoamento e pesquisas que somatize a formação e o retorno do aluno de seu aprendizado.