PACTO NACIONAL PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO – CADERNO II
CIENCIAS HUMANAS – HISTÓRIA FILOSOFIA, GEOGRAFIA, SOCIOLOGIA.
EQUIPE COLÉGIO PROFª LUIZA ROSS
MARIUZA PEREIRA DE FREIRE
EMERSON ANDRADE FÉLIX
LINDAMIE SEIBEL
MARCELO CESAR RIBEIRO
ZENILDA NEPOMUCENO DE ALMEIDA ROMANIO
CLEICE APARECIDA FURIATO
MARLON CRISTIANO BORBA
REFLEXÃO EM AÇÃO 1 – ( PÁG, 18)
A PARTIR DA LETRA DA MÚSICA: alagados, tivemos a oportunidade de entender o processo de compreensão da integração dos componentes que compõe as ciências humanas. Assim, entendemos que ao refletir sobre a história construída pelos sujeitos, sua geografia estabelecida e entender filosoficamente e interagir neste processo avaliando toda a formação da nossa sociedade, poderemos levar nossos alunos a aprender de forma integral e significativa estes tão importantes assuntos. Com a música, podemos sugerir diversas atividades e envolver os quatro componentes como por exemplo trabalhar os conteúdos como: a formação das cidades, a globalização dentro da geografia e, analisar de forma filosófica e sociológica. Ao realizar tal análise, traremos presente a história do nosso país, desde as mudanças ocorridas na cidade do Rio de Janeiro com a vinda da família real para o Brasil, buscando construir um paralelo entre realidade atual e um passado marcado pela escravidão, pobreza, revoluções e mal distribuição de renda num pais tão vasto e rico.
Segue o link para acessar o clip da música em questão.
Disponível em <https://www.youtube.com/watch?v=cfi9K97ulmE> Acesso em 8/9/2015, às 15h12min.