Professora Miriam Goretti Stingelin Nepomoceno
CEEBJA Paulo Freire
Curitiba _ Parana
Refletindo sobre a aprendizagem dos educandos da EJA: especiais, trabalhadores, idosos com defasagem de conhecimento e alunos de baixa renda.
Na Educação de Jovens e Adultos, busca-se a universalização do conhecimento, conforme as estatísticas mostram que diminuiu o número de matricula em 2012. Aumentando, portanto a responsabilidade de todos os profissionais que atuam nessa modalidade de ensino.
O maior desafio da Educação de Jovens e Adultos é fazer com que o educando permaneça na escola, desenvolvendo políticas para estimular a continuidade e término dos estudos.
Aumentando a taxa de escolarização da população jovem e adulta, consequentemente irá aumentar a escolaridade e contribuir para a eficácia do sistema educacional do País e combater a pobreza.
A maior causa de evasão dos alunos da EJA é o mercado de trabalho, os jovens adultos estudantes brasileiros tem como questão central o trabalho. Deixando para trás os estudos, o conhecimento, o que deveria ser o foco central de sua história de vida.
Portanto, devemos buscar alternativas que venham a aumentar o número de alunos que terminem os estudos e que concomitantemente continuem trabalhando.