Reflexão em Ação 03/ Caderno I

CCEP Cascavel/ Colégio Estadual Pedro Boaretto Neto
Orientadora: Simone Rizental
Grupo: Marcio Santetti, Marisa Cherini, Paula Francieli Santetti, Rosmeila Bernardi, Silvano Matucheski e Vander Fábio Silveira

Quais são os principais princípios e fundamentos que constituem a formação humana integral?
Só se pode garantir uma formação humana integral a partir do momento que se propicie a todos os sujeitos da sociedade uma base igualitária, que não faça distinção entre os eixos existentes (Ensino médio particular, ensino médio profissionalizante federal, ensino médio profissionalizante estadual, ensino médio regular, indivíduos fora da escola). Para isso, é necessário pensar em ações que se iniciem no processo de aprendizado com a elaboração do ppp, neste todos os conhecimentos devem ser agregados, organizando-os de modo igualitário sem privilegiar ou menosprezar nenhum aspecto da formação humana integral, possibilitando ao sujeito a capacidade de formar eixos estruturantes ligados ao trabalho, a ciência, a tecnologia e a cultura.
A formação educacional cientifica não deve ter como foco apenas o aprendizado de conteúdos técnicos para o acesso ao ensino superior ou para aprovação no enem, mas deve garantir uma formação humana integral com competências técnicas capaz de atuar no mercado mas também um principio racional moral e ético que deve garantir que o educando possa realizar uma leitura completa do mundo para a atuação como cidadão pertencente à uma sociedade.
Nesse sentido o conceito de trabalho deve ser compreendido como principio educativo, e como educativo, o trabalho é capaz de propiciar conhecimento e saberes necessários à manutenção da vida inserindo-o a um grupo, mas também como elemento necessário para a sobrevivência, pois  dá ao sujeito meios econômicos para suprir suas necessidades.