Reflexão e análise das Áreas do Conhecimento e Integração
Reflexão e análise das Áreas do Conhecimento e Integração Curricular
(Equipe Yvone Pimentel)
A análise do filme Ponto de Mutação, provocou a reflexão sobre o tratamento que tem sido dado ao conhecimento ao longo do tempo na prática pedagógica, isto é, o conhecimento é apresentado de forma fragmentada, muitas vezes descontextualizado e ainda distante do cotidiano dos jovens que freqüentam nossas escolas. Esta reflexão constituiu-se em um importante passo para o reconhecimento da necessidade de mudança de postura, tal como a proposta de um currículo integrado nos apresenta.
A leitura sobre o texto “Educação Alimentar e Nutricional” e a atividade proposta de esboçar uma forma de trabalhar o tema de forma articulada, instigou o grupo a outras leituras e a busca de outras informações para que contribuíram para enriquecimento do exercício proposto.
Neste percurso, surgiram várias propostas, que foram apresentadas e discutidas no coletivo, abrindo um leque de possibilidades de se trabalhar a temática nos diversos componentes curriculares. Ainda provocou a necessidade de se discutir no coletivo escolar o respaldo legal que orienta a Educação Alimentar, bem como o que se deriva dela, no que tange aos aspectos que norteiam a formação integral, ou seja, o trabalho como princípio educativo, a pesquisa como fundamento pedagógico e a integração entre educação e as dimensões do trabalho, da ciência , da tecnologia e da cultura como base da proposta e do desenvolvimento curricular.
O trecho retirado do livro Cartas a Théo, proporcionou uma rica discussão sobre as dimensões da cultura, do trabalho, da ciência e da tecnologia presentes no texto. Ainda contribuiu para a compreensão de que o mesmo poderia ser utilizado em diversos contextos, como na discussão do uso da tecnologia contemporânea, no trabalho como fonte de criação e de inspiração humana, na discussão da Estética e da Arte como manifestação da sensibilidade humana, na exploração das técnicas apresentadas pelo pintor, dentre outras possibilidades.
O vídeo Em busca de Joaquim Venâncio e o texto Ligações clandestinas causam riscos de incêndios, constituíram-se em importante subsidio para a elaboração de um ensaio de proposta curricular.
A estratégia de elaboração de um ensaio de uma proposta curricular levou o grupo a refletir sobre as diversas possibilidades e desafios que este exercício apresenta. Pensar, buscar, explicitar fatos, fenômenos ou processos produtivos constituiu-se no ponto de partida. Entende-se aqui processo produtivo como todo conjunto de bens, serviços e conhecimentos que constituem as relações dos alunos no seu cotidiano, ou ainda os processos com os quais se relacionará na sua formação profissional, bem como a articulação entre a teoria e a prática, ou seja, a compreensão de que a prática (processo produtivo) está embasada em teoria ( fundamentos científico tecnológicos). Neste sentido fica explicitado que o educador (a) deve buscar permanentemente estabelecer relações entre o que se aprende na escola com as ações do cotidiano dos jovens. Assim, a apreensão do conhecimento deve ser reconhecida pelo estudante como necessária à compreensão e resolução de problemas presentes na sua realidade na sua comunidade,
Partindo de um diagnóstico dos problemas sociais que afetam a comunidade no entorno da escola, duas situações foram priorizadas: a questão do saneamento básico e a ocupação do solo urbano de forma irregular, situações que o grupo entendeu deficiente no entorno da escola como de reconhecida relevância como problematização a ser colocada em discussão,considerando que no transcorrer do trabalho de obras de reforma das instalações do Colégio Estadual Yvone Pimentel, foram identificadas irregularidades nas instalações da rede de esgoto da comunidade no entorno da escola.
A rede de esgoto da comunidade foi lançada na nascente que se encontra dentro do espaço escolar, originando um grande conflito entre a comunidade e a escola, tendo em vista que houve considerável atraso na entrega da obra, alem de que a busca de solução perpassa por questões de ordem estrutural de uso do solo, de desrespeito a legislação ambiental e ainda de práticas que necessitam urgentemente da intervenção da escola.
Nesse sentido, faz-se necessário buscar informações para compreender como ocorreu a ocupação deste espaço pela comunidade. O que levou a comunidade vizinha a lançar os resíduos de esgoto dentro do terreno da escola? Qual a posição dos órgãos públicos responsáveis pelo saneamento básico em relação a esta situação? Quais as conseqüências deste problema para as partes envolvidas? Essa situação é uma prática que acontece somente nesta região ou ocorre em outras comunidades? Quais medidas devem ser adotadas na busca de solução para o problema e para evitar ou reparar os danos ambientais?
Porque existem moradias precárias ( favela) ( ocupação irregular) no entorno da escola, já que do de ponto de vista imobiliário a região se caracteriza como de classe média baixa?
O que leva as pessoas a ocupar áreas inadequadas, como fundo de vale, margens do córrego?
Partindo da problematização, é possível elencar uma série de conteúdos a serem trabalhados dentro dos componentes curriculares.
Para o desenvolvimento desta investigação o grupo apresenta a proposta de se trabalhar em dois macro campos, ou seja, dois projetos que articulam os conhecimentos de forma integrada: um Projeto de iniciação científica e outro de comunicação e uso de mídia. Todas as áreas de conhecimento estariam envolvidas nesta investigação, considerando que faríamos uma seleção de conteúdos trabalhando na interdisciplinaridade.
Na iniciação científica utilizaríamos a pesquisa, a coleta de dados, a observação, a análise na investigação do processo de ocupação da área do entorno da escola, envolvendo conteúdos de todos os componentes curriculares.
No projeto comunicação e uso de mídia faríamos o uso da tecnologia e das mídias disponíveis para a pesquisa e para produção de documentos e na construção da memória da produção do conhecimento.
Desta maneira, vários conteúdos seriam trabalhados de forma articulada dentro dos componentes curriculares,como por exemplo:– impacto ambiental, cuidados com a saúde, ocupação do solo urbano, especulação imobiliária, relações de trabalho na cidade e no campo, urbanização, e industrialização, história da constituição dos bairros de Curitiba, a formação histórica, contribuição dos imigrantes europeus, ética e política, políticas públicas, direitos sociais, alienação e dominação,relações sociais e modos de produção, relações de trabalho, dentre outros.
O exercício proposto possibilitou ao grupo pensar um ensaio de proposta curricular orientada pelo princípio de ensino e produção colocando os envolvidos como protagonistas na construção do conhecimento, partindo do pressuposto que o currículo precisa estar integrado com as áreas do conhecimento e, como conseqüência a interdisciplinariedade se faz presente.
Texto elaborado pelos professores: Bárbara, Eliana, Inês, Izabel, Jailson, John, Juraci, Lucilaine, Milena, Roselin, Salete, Vainey, Valdeci e Maria Olívia (orientadora de estudos).
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