Professora Orientadora:
Luciana Barcelos dos Santos
Professores participantes:
Adilson Cardoso Pires
Andreia Rodrigues Ribeiro
Emilye R. Silva
Gisele Patricia Ignacio
Oriel da Costa Schneider
Rosângela Vieira
Aurea Maria Pereira Rocha
Cristiane Dias
Inalda Sali Santos da Luz
Daguiomar do Rosário Faria
Sarita dos Santos Silva
Na avaliação institucional de sua escola, como têm sido abordadas as avaliações externas e como têm sido utilizados seus resultados?
A avaliação Institucional é um dos componentes mais importantes no sistema da educação, relacionando atributos indispensáveis para formação curricular do aluno, tais como, a melhoria de suas notas durante o período letivo, seguindo as orientações pedagógicas para que esse procedimento ocorra, e principalmente a eficácia da promoção de valores democráticos, sociais presentes do âmbito escolar.
A escola tem como compromisso viabilizar este compromisso de responsabilidade no ensino médio, para isto é promovido ações pedagógicas a fim de aprofundar estes conceitos, como as avaliações externas, em nossa escola são utilizadas através de instrumentos de avaliação, e executado sobre relatórios, buscando integrar a globalidade de forma coerente e prática, alcançando o objetivo das inúmeras possibilidades de instrumentos e modalidades que o professor promoveu durante os bimestres escolares. Os resultados são mencionados nas reuniões pedagógicas de todas as classificações das séries do ensino médio, visando de maneira ampliada às perspectivas de alcançar o ensino aprendizagem de todos os alunos que passarão por estes processos metodológicos e diferenciados, estabelecidos pela secretaria de educação.
– Existe algum tipo de atividade voltada para essas avaliações? Como, por exemplo, organização de simulados, laboratórios ou espaços de diálogos?
Sim, a escola promove para os alunos cursistas do ensino médio, simulados com questões voltadas para o ENEM. Nós professores, além disto, inserimos no decorrer do ano letivo questões, como por exemplo, de ENEM, universidades, e cursos técnicos, com o intuito de prepará-los para o vestibular. Além de diálogos para fixar os conteúdos com recursos de livros e aulas na teve multimídia, mas na questão de laboratório não possuímos este recurso para ampliar o processo ensino aprendizagem, e isto é inserido no nosso plano de trabalho docente “PTD”.
– Os alunos fazem comentários sobre o Enem? Se afirmativo, em que perspectiva?
Sim, porém os que buscam conhecimento sobre o ENEM geralmente são alunos que fazem parte do 3°Ano do “Ensino Médio”, devido à procura de vestibulares, cursos técnicos entre outros. Entretanto, esta realidade não é para todos os alunos, sabemos que a maioria dos alunos realiza sua formação curricular somente até o ensino médio, não almejando o ensino superior, e isto já foi relatado em nossos levantamentos de dados nos estudos anteriores do Pacto. Portanto, mesmo que o governo invista no aprimoramento de nível curricular estudantil, isto não está sendo suficientes, as escolas devem preparar os alunos do ensino médio desde o inicio do processo ensino aprendizagem a adotarem medidas de melhoria educacional, com o objetivo de melhorar a qualidade de aula em nossas escolas públicas, diferenciando assim, as taxas de abono escolar.
– A organização dos planos de ensino, de alguma forma, tem levando em conta as matrizes de referência do Enem?
Sim, a equipe pedagógica através de encontros entre os professores vêm construindo uma participação na elaboração de atividades interdisciplinares para ajudar os alunos no processo do ENEM, além da produção das questões para simulados com suas matrizes. A adoção de práticas baseadas no modelo das provas (com questões de múltipla escolha), com a realização das disciplinas:
Linguagens, códigos e suas tecnologias, que abrange o conteúdo de Língua Portuguesa (Gramática e Interpretação de Texto), Língua Estrangeira Moderna, Literatura, Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação.
Matemática e suas tecnologias.
Ciências da Natureza e suas tecnologias, que abrange os conteúdos de Química, Física e Biologia.
Ciências Humanas e suas tecnologias, que abrange os conteúdos de Geografia, História, Filosofia, Sociologia e conhecimentos gerais.
Mas, ainda nossos alunos necessitam de investimentos governamentais para melhorarem as organizações de ensino, pois todo esse processo somente é realizado uma vez durante o ano letivo e para os alunos frequentam-te do 3° Ano do Ensino Médio, por falta de recursos institucionais. E o professor por sua vez, trabalha na maneira que pode para ajudar seus alunos, pois nossa realidade em sala de aula é precária, muitas vezes só temos infelizmente, o quadro e giz como recurso de ensino aprendizagem para inúmeras classes.