Reflexão e Ação - Texto Coletivo Currículo do Ensino Médio, seus Sujeitos e o Desafio da Formação Humana Integral - Colégio Estadual do Campo Rui Barbosa - Matelândia

   As relações que existem dentro das nossas disciplinas em relação ao mundo do trabalho, da ciência, da tecnologia e da cultura, é um grande desafio para nos professores e cada dia nos deparamos com barreiras entre o querer desses alunos e o nosso papel de estar tentando relacionar as disciplinas com o mundo do trabalho e a vivência social. É importante inter relacionar e contextualizar os conteúdos de sala de aula com o mundo que os espera, mas, a pratica de sala de aula muitas vezes deve ser repensada para o que realmente eles necessitam, suas dificuldades e o que eles almejam para o seu futuro. Hoje fazer nossos educandos pensarem num futuro melhor é algo meio ilusório, pois essa dificuldade de relacionar o que aprendem no dia a dia escolar e para que isso lhe servirá futuramente é um grande desafio.

Grande parte dos nossos educandos não pensam no que querem para o seu futuro, esse é o desafio de incentivar o gosto pela aprendizagem, pela investigação e pelo conhecimento do novo, exercitando o pensamento crítico, por meio do aprimoramento do raciocínio lógico, da criatividade, e da superação de desafios, desafios esses que irão favorecer na produção da identidade e da diferenciação e da inserção efetiva deste alunado na sociedade.

 

 

Participantes: Ivete Lucchese, inajara Gaparin,Jaqueline Calabresi, Inês Fraga, André Rocatelli, Marines Possatto, Neorilde Petsch e Jeane Rasche.