Reflexão e Ação - Temática I - Trabalho em Grupo
COLÉGIO ESTADUAL JOÃO MANOEL MONDRONE. ENSINO FUNDAMENTAL, MÉDIO, PROFISSIONAL E NORMAL
MEDIANEIRA - PR
CURSISTAS: Anita Elizete Steinbach, Carmen Adriana Meneghel, Cristiane Costa da Silva, Fernanda Destro Perin e Jucerlei José Mantovani
QUESTÃO 1- A partir da reconstrução histórica aqui apresentada, identifique – individualmente e em grupo – os desafios que permanecem para o ensino médio na realidade brasileira e levantem possibilidades de explicação para eles. Os principais desafios do Ensino Médio estão relacionados com aprovação, reprovação, ingresso tardio e evasão escolar (com implicações socioeconômicas, ou seja, a grande maioria de nossos alunos que reprovam ou abandonam os estudos dedicam-se ao mercado de trabalho).
Desta forma, se faz necessário:
- garantir de forma igualitária a todos de forma pública, gratuita e laica com qualidade socialmente referenciada, sob responsabilidade do estado;
- políticas públicas relativas às demais dimensões da vida, trabalho, saúde, economia, cultura, etc...
- garantir base igualitária a todos;
- condições estruturais;
- competência técnica e compromisso dos profissionais da educação;
- prática pedagógica e curricular com reflexão sobre o mundo do trabalho;
- melhores condições de trabalho, remuneração e valorização dos profissionais da educação.
QUESTÃO 2- Caro colega professor, em um trabalho coletivo — envolvendo colegas professores, funcionários da instituição, membros da equipe gestora e os próprios alunos — levante dados que permitam conhecer aspectos que vocês julguem importantes do perfil social, cultural e econômico dos sujeitos matriculados no Ensino Médio de sua escola.
Durante a semana, os professores, equipe pedagógica e diretiva do Colégio Estadual João Manoel Mondrone se reuniram para um levantamento de dados sobre o perfil social, econômico e cultural dos alunos matriculados no Ensino Médio e Ensino Médio Integrado (Administração e Informática), em que foram coletados dados e informações referentes aos aspectos:
- identificação inicial (sexo, idade);
- reprovação (série e disciplina);
- disciplinas em que os alunos apresentam mais dificuldade;
- motivo pela escolha do curso;
- dados sobre o grupo familiar;
- atividades realizadas fora do ambiente escolar.
Em seguida, foi realizada a tabulação dos dados, criando gráficos por série e um geral para análise da realidade do Ensino Médio em nosso estabelecimento de ensino.
QUESTÃO 3- Nas DCNEM afirma-se que o Ensino Médio, em todas as suas formas de oferta e organização, baseia-se na formação integral do estudante, tendo, dentre outros aspectos, o trabalho como princípio educativo, a pesquisa como fundamento pedagógico e a integração entre educação e as dimensões do trabalho, da ciência, da tecnologia e da cultura como base da proposta e do desenvolvimento curricular. Constituam grupos de até cinco colegas com a finalidade de buscar nessa parte do texto que vocês acabaram de ler, no documento das DCNEM e em outros textos que discutam esse tema os principais princípios e fundamentos que constituem a proposta de formação humana integral. Discutam e registrem, no âmbito de cada grupo, a compreensão acerca desses elementos. Em seguida, reúnam todos os grupos para socializar as discussões e as conclusões de cada grupo, buscando elaborar a compreensão do grande grupo acerca de cada um dos elementos que constituem a proposta de formação humana integral. Finalmente, no grande grupo, reflitam sobre como desenvolver estudos que fundamentem práticas pedagógicas que possam contribuir para a materialização dessa proposta na escola, considerando os aspectos potencializadores, assim como as eventuais dificuldades a serem superadas.
Trabalho como princípio educativo: conforme apresentado no texto, o trabalho como princípio educativo deve buscar unidade entre teoria e prática, não é “aprender trabalhando” ou “trabalhar aprendendo”, relaciona-se com a intencionalidade e a compreensão do trabalho.
Trabalho: como ação do homem com o propósito de transformar a realidade, produzir conhecimento sistematizado e através do processo histórico constituir a ciência;
Trabalho-educação: durante o processo educativo criem autonomia pela mediação do trabalho pedagógico e pela a mediação do professor;
Ciência: resultado do trabalho, pesquisa, reflexão e ação do homem (sistematização do conhecimento). Educação emancipadora, não somente reproduzir, mas construir conhecimento através da pesquisa, análise e reflexão;
Tecnologia: transformação da ciência em força produtiva. Mediação entre conhecimento científico e produção. Resultado do trabalho embasado no desenvolvimento científico, social, cultural e econômico;
Cultura: se constitui a maneira de pensar, agir, se comportar baseados em valores éticos e estéticos de determinado grupo social.
QUESTÃO 4- Como foi visto, temos um grave desafio a enfrentar em nossa realidade educacional, quando a metade (50,9%) dos jovens entre 15 e 17 anos não frequenta o ensino médio e aproximadamente um terço (34,3%) ainda está, como repetente ou por ingresso tardio, no ensino fundamental. Utilizando dados da PNAD/IBGE, vimos que a taxa líquida de matrícula para essa população passa de 17,3%, em 1991, para 32,7%, em 1999, atingindo 44,2% em 2004 e 50,9% em 2009 (IBGE, 2010). Os indicadores apresentados são muito importantes na medida em que expressam a exclusão de grande número de brasileiros do acesso à educação e da permanência na escola, assim como de outros direitos. A relação entre educação e participação no desenvolvimento social torna inadiável o enfrentamento dos problemas. Diante deste quadro, como chegar à universalização do ensino médio?
Um dos grandes desafios para essa universalização do Ensino Médio está em trazer os jovens para a escola, fazer com que nela permaneçam e que concluam com sucesso o Ensino Médio, tendo uma formação humana integral.
Para chegar à universalização do Ensino Médio é necessário repensar as políticas públicas democráticas que enfrentem as necessidades conjunturais e emergenciais, para que atendam a particularidade e a diversidade das demandas sociais, bem como, reformas estruturais para superar a atual estrutura social geradora da desigualdade.
Sendo uma política pública capaz de retirar do mercado de trabalho crianças e jovens com idade para estarem no Ensino Médio, capaz também de implantar uma escola unitária de currículo integrado que tenha como princípio a dialética entre sociedade/trabalho, cultura, ciência e tecnologia.
Escola que deverá ser capaz de propiciar a aprendizagem de conteúdos historicamente acumulados pela humanidade em seus diversos campos, enfim uma escola inclusiva e de qualidade. Qualidade essa que compete também à instituição escolar, no que se refere a definição de objetivos e as melhores estratégias de ensino, pautado no PPP, para alcançar e avaliar a aprendizagem dos alunos, levando em consideração as singularidades do contexto sócio político educacional de cada indivíduo.
Deve-se também promover políticas de melhorias das condições de trabalho e valorização dos professores e funcionários de escola, bem como, ações de manutenção e promoção de equipamentos escolares e construção de novas escolas, para isso deve-se ampliar os recursos públicos destinados à educação pública.
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