Reflexão e Ação - Temática 7 - Atividade final - Colegio Estadual Barão do Rio Branco Foz

1. Praticas escolares desenvolvidas durante a formação do Pacto;

-Os professores de matemática e filosofia das turmas de 2º ano, organizaram um “Café Filosófico” com o objetivo de discutir e desmitificar mitos em relação as religiões e a visão estereotipada de grupos /etnias na sociedade, importante para o crescimento e desenvolvimento crítico dos alunos, sendo que, com esse mesmo objetivo, a professora de Língua Portuguesa organizou pesquisas e debates com as turmas com temas relacionados aos preconceito como Racismo, Xenofobia, Homofobia;

-Durante o Baroarte (Exposições de Dança, Cultura e Arte) realizados todos os anos pela escola, foi intensificado o desenvolvimento e trabalho dos alunos no que diz respeito a organização, criatividade, pesquisa, bem como a valorização da arte e cultura.

-Com o objetivo de identificar e reconhecer a cultura indígena e a africana (afro-brasileira) como parte da identidade do jovem, contamos com o o apoio da Equipe Multidisciplinar atuante na escola para a  realização de estudos, debates e exposições da cultura afro e indígena;

-Calendário de visitas às Universidades e Faculdades particulares da cidade com os alunos formandos dos curso Ensino Médio e Formação de Docentes, com principal objetivo de conhecer e estimular a continuidade dos estudos, ou seja, o ingresso ao Ensino Superior;

-Trabalho com o documentário “Pro dia nascer Feliz” atividade desenvolvida pela professora da disciplina de Fundamentos Sociológicos da Educação do curso Formação de Docentes, contextualização e reflexão mediante as condições da educação e da juventude na atualidade, destaque aos aspectos sociológicos e os aspectos que dizem respeito as políticas educacionais voltadas ao Ensino Médio;

-Atividade desenvolvida pela professora de Arte, chamada “Eu me vejo na escola” , trabalho em que a professora promoveu debates com o objetivo de que os alunos percebessem a sua importância na escola: identidade, limpeza, organização com a confecção de espelhos decorados que serão fixados nas salas de aula, seguindo uma orientação da psicologia que parte do principio do “ver e não esquecer”, “ver e relacionar” e “ver e agir”. (em andamento)

-Produção de um vídeo/ entrevista com grupo de alunos (Emdialogo) com as seguintes questões: Qual a visão dos jovens em relação a escola, aos professores e o sentido da formação escolar? Quais são os projetos de vida/objetivos dos alunos em relação a formação e trabalho? Atividades em horas de folga/lazer, qual é o pensamento em relação a violência, ao preconceito, ao uso de drogas/álcool, ao apelo midiático  por um estereótipo de beleza, etc.;

-Com os alunos formandos o professor de Língua Portuguesa oportunizou um debate e, a partir deste, uma redação, com a temática: “O que precisamos para um Ensino Médio de qualidade?”

 

2. Desafios para a sua realização;

-A reorganização do planejamento, exige tempo extra classe que perpassa o tempo da hora atividade, sendo que as discussões com os colegas, para adequá-lo e aproximá-lo da realidade do aluno, ficam comprometidas;

-Sair do ambiente escolar e levar os educandos para pesquisas de campo: falta de estrutura (lanches, água), transporte e segurança;

- Utilização de mídias na escola: falta de profissionais específicos, demora na manutenção dos aparelhos e/ou ausência (as entrevistas foram gravadas por alunos ou professores que não têm o conhecimento necessário para edição dos vídeos, por exemplo);

-Nos debates sobre o P.P.P e o Regimento Escolar, os alunos questionaram a si próprios o porquê deles não serem tão atuantes nas decisões que dizem respeito ao cotidiano da escola;

- A escola não tem materiais excedentes, como os necessários as organizações das exposições- vestimentas, tintas, pinceis, etc., e mesmo que a direção tenha disponibilizado alguns materiais, muitos precisam ser providenciados pelos próprios alunos e professores;

3. Encaminhamentos que possam superar os desafios.

-Priorizar a Formação Continuada de qualidade para os profissionais da educação;

-Incentivar a leitura crítica dos alunos em relação as propagandas e principalmente aos estereótipos de comportamento e estética propagados pela mídia;

-Educar para a democracia, pensando na igualdade de acesso e condições necessárias a superação deste modelo social que  prioriza a reprodução da sociedade de classes;

-Melhor aproveitamento da hora atividade e sua ampliação, que o professor consiga efetivamente utilizá-la para tempo de estudo e aprimoramento teórico, desenvolvendo o seu planejamento com qualidade;

-Uso frequente de e-mails para comunicar-se com os colegas de disciplina, ampliando o uso dessa ferramenta;

-Estabelecer um diálogo com os educandos, com o intuito de levantar sugestões para esse enfrentamento, conhecendo e procurando entender a realidade e o ponto de vista do aluno;

-Oportunizar maior participação dos alunos no que se refere a organização escolar, fazendo com que conheçam o Currículo do curso, Projeto Político Pedagógico e Regimento Escolar;