Reflexão e Ação. Temática 3 Que relações existem entre o que eu ensino e o mundo do trabalho, da ciência, da tecnologia da cultura?

NRE CASCAVEL

COLÉGIO ESTADUAL ALBERTO SANTOS DUMONT

CAFELÂNDIA -PR

Sou professora de LEM, Inglês, e, tendo construído minha proposta curricular e meu plano de trabalho docente sob a teoria das DCE-PR, que já postula um ensino focado na formação humana integral, acredito que ensino, ou pelo menos tento utilizar uma forma de ensino que tenha  relação com o mundo do trabalho, da ciência, da tecnologia e da cultura. Uma vez que a aula de LEM deve partir do texto, as temáticas textuais são sempre escolhidas de forma a relacionar-se com esses mundos, trazendo à tona temas e questões que envolvem as diferentes áreas do conhecimento. Discussões são suscitadas em sala de aula, atividades que aproximem ou que simulem uma prática social real são propostas, buscando vincular o trabalho intelectual a atividades práticas, sempre tendo em vista a construção de sentidos, por parte dos alunos, dos conhecimentos científicos, tecnológicos, culturais e advindos da experiência, pela intermediação da aprendizagem da língua inglesa.

Partindo do pressuposto de que a Língua Inglesa é o idioma da comunicação global,  a linguagem das divulgações científicas e a linguagem predominante na internet ( 65% das informações estão em inglês) o que eu ensino pode ainda representar para meu aluno uma ferramenta de autonomia, uma vez que saber usar esse idioma oferece ao indivíduo mais chances de qualificação profissional e inserção no mercado de trabalho e ainda um instrumento de acesso a informações diversas, grupos sociais e culturas de diferentes países e, portanto, a variadas formas de pensar, sentir e agir no mundo.