Colégio Estadual João Manoel Mondrone-Medianeira-PR
Grupo:Liamara, Maria Roseli Castilho garbossa, Marisete garbossa Castilho, Sérgio Castilho,Viviane Dias da Silva
Coordenadora: Liane Tombini
Reflexão e ação temática 2
1)
A escola, assim como outro segmento da sociedade, encontra-se inserida em condições de produção especificas, ou seja, está situada em um contexto sócio-histórico-ideológico e assim sendo é movido pelas determinações desse momento.
Assim, sendo, cabe à escola, primeiramente reconhecer e identificar as características dos sujeitos que a compõem e, especificamente, conhecer sujeitos em questão “o sujeito do Ensino Médio”. A partir de então, a escola terá a possibilidade de organizar ações a fim de trabalhar suas necessidades. Por isso, é importante que a escola considere as mudanças ocorridas ao longo da história e, principalmente, as mudanças que estão ligadas diretamente e ele. Em outros termos, respeitar as peculiaridades atuais do sujeito do Ensino Médio e procurar então motivá-los a buscar o conhecimento, pois, é a partir da apropriação do conhecimento científico (histórico, filosófico, ideológico) que ele terá uma “maior” possibilidade de transformar a sua realidade.
É fundamental considerar que a sociedade está em constante transformação e é formada por vários elementos; o jovem é um desses componentes. Também é preciso considerar que as concepções construídas ao longo da história são construções sociais e assim sendo, são recriadas a partir das condições de produção de cada momento sócio-histórico. E elas, as concepções são (re) construídas “amparadas” na concepção ideológica dominante.
Questão 2:
Temos que considerar, inicialmente, que a sociedade está em constante transformação e, nessa transformação, as novas tecnologias, em especial, a internet está presente no vida da grande maioria de nossos jovens estudantes.
Boa parte dos estudantes do ensino médio de nossa escola utilizam celulares do tipo “smartphone” com os últimos aplicativos disponíveis no mercado. Dentre os aplicativos o “queridinho” dos alunos, no momento, é o WhatsApp, pois é de fácil acesso (gratuíto) e, em nosso colégio, os sinais de internet das operadoras de telefonia móvel, que custam em média cinquenta centavos por dia e não são bloqueados.
No ambiente escolar, embora existam algumas sinalizações do uso dos referidos aparelhos para fins educacionais, boa parte dos alunos o utilizam para outros fins como conversar, trocar imagens, vídeos, enfim, socializar nos grupos (formados a partir do aplicativo) as “ultimas novidades”.
Questionados sobre o uso do aplicativo WhatsApp para fins educacionais, alguns alunos disseram que formam grupos da turma no WhatsApp para trocar tarefas, trabalhos, ou então copiar a matéria que não anotou durante a aula. Alguns alunos revelaram que tiram foto do quadro num momento em que o professor não está vendo. Outros ainda, disseram que pedem ao professor no final da aula com o argumento (muitas vezes verdadeiro) que não deu tempo de anotar.
Questão 3
Nós educadores da escola pública estamos cientes das dificuldades financeiras de grande parte de nossos alunos e também, das necessidades de obtenção de objetos que são ofertados pela sociedade capitalista, na qual estamos inseridos, que promove o desejo de consumo na maioria dos estudantes do ensino médio.
Muitos destes, não tendo condições financeiras para adquirir bens de consumo e suprir suas necessidades imediatas, são motivados a ingressar no mercado de trabalho pela família, pela escola, por vontade própria e ainda pelas empresas privadas. Na realidade atual, nossos educandos apresentam uma cultura na qual o ingresso ao mercado de trabalho torna-se uma forma imediata de solucionar seu problemas.
A formação por meio da aquisição dos conhecimentos científicos, políticos, econômicos e humanos, ofertados pela escola, não suprem as necessidade imediatas do jovem estudante ocasionando muitas vezes desinteresses e desmotivação.
Em pesquisa realizada com alunos do 1º ano do diurno constatou-se que pouco mais de 30% dos alunos trabalham e destes a maioria não tem carteira assinada, embora tenham afirmado ter conhecimento de seus direitos trabalhistas. No período noturno, mais de 60% dos alunos trabalham e destes, a maioria também não tem carteira assinada.
Questão 4
Ao serem questionados sobre o que pensam sobre a escola muitos jovens afirmaram que a consideram um local para adquirir conhecimento e consequentemente ter algum tipo de beneficio (econômico, social, cultural, dentre outros) a partir de tal conhecimento. Do mesmo modo, outros alunos disseram que a escola é monótona e, na maioria das vezes, não atrativa para os jovens e ainda, não resolve suas necessidades imediatas, especialmente as de consumo (como apontado na questão 3)