REFLEXÃO E AÇÃO - TEMÁTICA 1 - ETAPA 2
REFLEXÃO E AÇÃO - TEMÁTICA I – ETAPA II
COLÉGIO ESTADUAL JOÃO MANOEL MONDRONE
ENSINO FUNDAMENTAL, MÉDIO, PROFISSIONAL E NORMAL
MUNICÍPIO: MEDIANEIRA – PARANÁ
NÚCLEO REGIONAL: FOZ DO IGUAÇU
CURSISTAS: ANITA ELIZETE STEINBACH, CARMEN ADRIANA MENEGHEL E CRISTIANE COSTA DA SILVA
1-O professor Miguel Arroyo realiza uma discussão acerca da diversidade na sociedade e na escola. Vamos assistir ao vídeo? Faça uma reflexão com seus colegas, com base nas questões: a-A diversidade e a pluralidade constituem desafio na organização do trabalho pedagógico escolar? Quais?
Para o professor Miguel Arroyo a diversidade cultural está presente nas escolas (os diversos) e há necessidade de mudança quando os alunos não são mais os mesmos, e com a visão de que a escola deve se adaptar ao aluno, pois a pluralidade está chegando, então o currículo e a escola deve incorporar a pluralidade, a diversidade.
Toda a pluralidade é mais rica que a singularidade. Existe a necessidade da superação das diferenças, das desigualdades sociais.
b-A pluralidade e a diversidade podem ser mola propulsora de nova organização do trabalho pedagógico? Como? Por que? Essa reflexão possibilitou um novo olhar sobre a diversidade da sua escola? Registre as conclusões dessa reflexão, destacando os aspectos que a comunidade escolar precisa considerar na reescrita do PPP e na elaboração do Plano de Trabalho Docente. Apresente os registros dessa reflexão ao Conselho Escolar para análise, apreciação e deliberação quanto a mudanças necessárias das práticas pedagógicas e de gestão da escola.
http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=12...
A pluralidade e a diversidade devem ser analisadas e respeitadas na organização do trabalho pedagógico e efetivada/concretizada, na prática, no dia a dia da sala de aula. É preciso fazer com que os alunos que chegam na escola sintam que ali é o seu lugar, com humanidade e dignidade. A escola deve ser o porto seguro para pais e alunos. Para isso há a necessidade de uma “tomada de consciência política” de todos os profissionais que estão na escola, analisando: Quem são nossos alunos? Que situações nos provocam? Devemos saber que os diferentes são os vitimados da sociedade e chegam violentados em seus direitos (terra, a comida, a direito, a reconhecimento). A escola precisa estar preparada para as desigualdades. Desta forma, para a reformulação do PPP e para a elaboração do PTD estas questões precisam ser analisadas, possibilitando repensar a escola nos aspectos múltiplos da diversidade.
2) Professora e professor, propomos nesta lógica de organização do trabalho pedagógico escolar, uma reflexão acerca dos espaços de participação ampliada de estudantes, professores, funcionários e familiares nos processos de gestão democrática da escola, com vistas à socialização do conhecimento e democratização das relações internas na escola. Realize uma discussão com os estudantes em pelo menos uma de suas turmas para debater as formas de participação no Conselho Escolar, no Grêmio Estudantil e no Conselho de Classe Participativo, como locus do exercício do diálogo enquanto ferramenta de construção da autonomia dos atores da escola, como por exemplo, a reescrita do PPP. Nesta atividade formativa de reescrita do PPP, todos os sujeitos do processo educativo assumem o seu papel social de ator e de autor do projeto da escola em condições de igualdade, superando os limites da democracia representativa que circunscreve o exercício de voz e voto apenas àqueles representantes eleitos. Nesta reflexão, realize as seguintes atividades: 1) Explicite as principais características da pluralidade e diversidade dos sujeitos (professores e estudantes) como fundamentos a serem considerados no PPP. 2) Faça uma discussão com os estudantes de uma de suas turmas acerca do empoderamento e dos desafios decorrentes dessa relação democrática. 3)Realize uma reflexão sobre a dualidade estrutural do Ensino Médio, identificando as manifestações nos estudantes e professores. 4) Faça uma discussão sobre a formação continuada como espaço de debate e de aproveitamento das experiências docentes.A partir dessas reflexões e dos registros decorrentes dessas atividades, faça uma análise com os professores cursistas de sua turma, considerando as seguintes questões:
a) Quais são os problemas que precisam ser resolvidos imediatamente na escola?
b) O que já foi feito para resolvê-los?
c) Como cada segmento pode contribuir para mudar essa situação? Destaque as contribuições
dos estudantes. Agora, encaminhe os registros desta atividade ao gestor e ao Conselho Escolar como contribuição para a reescrita do Projeto Político-Pedagógico.
Para a criação e, principalmente, para a prática de um currículo que valorize a diversidade e que contribua para a formação humana integral do aluno do Ensino Médio, visando as relações entre as áreas do conhecimento e a articulação entre trabalho, ciência, cultura e tecnologia, é preciso que as escolas realmente sejam espaços de aprendizagem. Para tanto é preciso pensar na estrutura física das escolas, material pedagógico em abundância e acessíveis a todos, formação docente inicial e continuada, número de alunos por turma, infraestrutura e recursos pedagógicos.
Diante do exposto e do debate realizado com os alunos do 4ºano do curso de Formação de Docentes, alguns problemas foram citados:
- Procurar conhecer as diferenças, sabendo que, apesar de cada uma delas, cada ser é singular;
- Respeitar a história do aluno, levando em conta suas experiências;
- Procurar identificar os alunos pelo nome;
- Priorizar os conteúdos e dominá-los;
- Buscar novas metodologias e recursos para transmitir os conhecimentos historicamente produzidos;
- Repensar a avaliação, avaliação essa que é medida em sua maior parte por provas;
- Indisciplina em sala de aula;
- Alunos desmotivados ou sem vontade para estudar.
- Falta de professores pedagogos para atender a demanda da escola (alunos, professores, pais, comunidade escolar)
Algumas medidas foram tomadas para diminuir esses problemas como por exemplo, o aumento da hora atividade e esta sendo organizada, quando possível, de maneira concentrada para que professores da mesma área de conhecimento possam se encontrar para discutir e/ou realizarem cursos, a realização de pré-conselho de classe para que possamos ter um apanhado geral da turma e levantamento de alguns alunos que necessitam de uma atenção especial.
Todos os segmentos devem estar comprometidos em mudar essa situação, começando pelos alunos, pais, professores, gestores e por fim os responsáveis pelas políticas públicas educacionais.
3) Faça uma reflexão acerca do esquema apresentado como síntese desta unidade do Caderno. A seguir, em pequenos grupos, discuta com seus colegas e escreva os principais problemas da escola (Ensino Médio) na coluna da tabela. Analise os impactos desses problemas na escola. Agora, proponha ações para mudar essa realidade. Socialize os resultados desta atividade como contribuição para a reescrita do PPP.
Problema
(O que precisa ser mudado) Impactos Negativos
(do problema) Ações
(para resolver o problema)
Falta de planejamento ocasionando improvisação
Interferência na rotina, gerando indisciplina. Planejamento e execução do PTD, assumindo suas condições como Profissional.
Evasão e distorção, idade serie.
Abandono, reprovação, falta de interesse. Acionar as redes de proteção.
Pouca participação e acompanhamento dos pais e comunicação entre escola e família. Desinteresse por parte do alunos; não sente necessidade de cumprir suas obrigações. Integrar os pais com a escola para participarem, acompanharem mais a vida escolar dos filhos.
Preconceito e discriminação /Diversidade
Pré-julgamento, Pré-conceitos, problemas e discriminações gerando polemicas e Bullying. Palestras e estudos, com aconselhamentos pré-definidos.
Formação e condições de Trabalho dos Profissionais da Educação
Autonomia, formação de identidade, materiais e meios necessários conforme ambiente. Acompanhamento da equipe gestora
Avaliação diferenciada
Dificuldade tanto para o aluno quanto para o professor. Desinteresse pela escola e aprendizado, por falta de acompanhamento de conteúdo. Deve estar integrada em conjunto com os diversos setores do ensino: equipe pedagógica, pais, professores e alunos. Tendo cada um com a orientação adequada.
4)Prezado Professor, prezada Professora, individualmente leia as duas atividades propostas e es¬colha uma para realizar. Faça os registros da atividade selecionada e socialize as suas conclusões com seus colegas.
I - Mediante sua participação no Conselho de Classe, faça um relatório claro e objetivo com base nas seguintes questões: Anote todos os diálogos e impressões que você puder observar nesta tarefa. Agora responda:
1-Quais foram os problemas levantados?
2-Quais os encaminhamentos propostos?
3-Estabeleça a diferença entre queixa e problema.
4-Quais questões de ensino e aprendizagem foram tratadas no Conselho?
5-Quais foram as sugestões propostas?
6-Quais práticas de gestão democrática você identificou no Conselho?
7- Que mudanças você propõe para a realização do Conselho de Classe?
II - Realize a leitura e análise de uma ata de Conselho de Classe com base nas questões apresentadas na atividade I.
Analisando o Conselho de Classe do Colégio Mondrone acreditamos que muito já tenha se evoluído, porém ainda pode ser melhorado. Inicialmente é feito um pré-conselho com a equipe pedagógica e individualmente com cada professor, onde analisa-se, de acordo com cada disciplina, se os alunos são faltosos, se deixam de fazer avaliação, tarefas e trabalhos, se há algum problema de indisciplina, se o rendimento do aluno é suficiente, e há um campo onde os professores dão sugestões para resolver os problemas detectados (referente a dificuldade de aprendizagem), para casos que necessitam de uma atenção especial os alunos e/ou responsáveis são chamados. Em outro momento há a reunião com todos os professores e equipe pedagógica para socializar as informações e combinar melhorias para a turma como um todo.
Acredito que queixa está relacionado com alguns professores referente a turma (indisciplina, conversa, etc...) e problema é quando é geral (dificuldade de aprendizagem por exemplo).
As questões de ensino aprendizagem tratadas no conselho se referem a dificuldades específicas dos alunos em determinados conteúdos e disciplinas. Da turma analisada a maior dificuldade estava relacionada a área de Matemática e foi criado um grupo de estudo, gratuito, em convênio com a universidade da região. Referente a gestão democrática houve a participação de todos os professores, equipe pedagógica e direção, onde todos tiveram oportunidade de opinar e a solução foi encontrada de forma grupal. Não há uma solução, uma receita única para a realização do Conselho de classe, mas acreditamos que, assim como está exposto no PPP do Colégio Mondrone “o fundamental é compreender que o Conselho de Classe é muito mais complexo que a simples retrospectiva do comportamento e notas do aluno no decorrer do período (mês, bimestre, trimestre, etc.), e que, neste espaço, tornam-se possíveis as mudanças, ainda que pequenas e gradativas, mas que sigam uma mesma direção. Expressa-se aqui, a intencionalidade do ato educativo, que requer competência profissional, reflexão crítica sobre a prática, comprometimento com a aprendizagem do aluno, sem que isso signifique, como afirma FREIRE (2001) excluir a “afetividade e a alegria” do processo educativo”.
Fonte: PPP do Colégio João Manoel Mondrone, pág. 49-51. 2012.
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