O perfil de nosso educando é bastante diversificado, atendemos jovens, adultos e idosos, além de pessoas com necessidades especiais, com expectativas de melhores condições no mercado de trabalho, realização pessoal, acesso à cursos técnicos e superiores.
No entanto, ao ingressarem na instituição, deparam-se com uma realidade escolar que visa em primeiro lugar a qualidade do ensino em detrimento ao aligeiramento que muitos desejam. Há também aqueles que acreditam que não há necessidade de frequentar as aulas, apenas fazer avaliações (como era no sistema semi-presencial).
A partir da reconstrução histórica aqui apresentada, identificamos alguns desafios que permanecem para ainda no ensino médio na realidade brasileira e fizemos alguns levantamentos a cerca de nossa realidade escolar no CEEBJA de Toledo. Apontamos algumas possibilidades de explicação para eles. Segue abaixo:
A falta de interesse pelo ensino formal;
• A inserção no mercado de trabalho;
• Desistência ao completar a maioridade;
• A falta de perspectivas para o futuro;
• Ausência de incentivo familiar;
• Incompatibilidade entre a jornada de trabalho e a escolar;
• Desatualização de ferramentas tecnológicas para uso pedagógico;
• Rejeição quanto ao uso da tecnologia em prol de melhorias do trabalho docente
O papel da escola tem sido um constante desafio no âmbito da política pública, considerado o contexto brasileiro e a realidade da comunidade escolar. Portanto, há que se constituir uma escola que assuma a responsabilidade de atuar na transformação e na busca do desenvolvimento social, cujos sujeitos que dela participam, empenhem-se na construção de uma proposta para a realização desse objetivo. Dessa forma, a escola como espaço privilegiado para a socialização dos conhecimentos historicamente construídos pela humanidade.
Entende-se assim, que é na escola pública que o processo de reflexão se desenvolve pela prática dialógica e problematizadora, favorecendo diferentes leituras de mundo e possibilitando condições para que sejam produzidas as bases de uma nova sociedade que se contraponha ao modelo gerador de desigualdades e exclusão social.