REFLEXÃO E AÇÃO N° 03-COLÉGIO ESTADUAL PROFESSOR VICTÓRIO EMANUEL ABROZINO
QUAIS SÃO OS DADOS E RENDIMENTOS DE SUA ESCOLA?
O QUE ESSES DADOS LHES REVELAM?
COMO ESSES DADOS SÃO DISCUTIDOS ENTRE OS PROFESSORES?
EXISTE, NA ESCOLA, ALGUM DEBATE SOBRE EVENTUAIS RELAÇÕES ENTRE AS TAXAS DE RENDIMENTO E AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NAS DISCIPLINAS OU EM ALGUMAS DAS DISCIPLINAS?
Os dados da escola em relação ao Estado, NRE e município nos revelam que o Colégio Estadual Professor Victório Emanuel Abrozino está com as taxas de rendimentos em 2013, abaixo das expectativas em Língua Portuguesa Matemática conforme dados:
Língua Portuguesa Matemática
Média Estadual: 243,2 Média Estadual: 243,6
Média NRE :231,8 Média estadual: 244,3
Média município: 233,4 Média município:242,6
Média do colégio: 225,7 242,6
Os dados revelam que estamos trabalhando de forma equivocada em relação aos objetivos da avaliação diagnóstica, é aquela que ao se iniciar um curso ou um período letivo, dado a diversidade de saberes, os professores devem verificar os conhecimentos prévio dos alunos para constatar os pré-requisitos necessários ou habilidades imprescindíveis de que os educandos possuem para preparar novas aprendizagens ,e ao solicitados nos instrumentos avaliativos. E isso ocorreu principalmente pelo incentivo de alguns professores aos terceiros anos para não realizarem as avaliações do SAEB e SAEP, portanto, a avaliação das taxas de rendimentos do ano de 2013 do ensino médio não é real, mas os dados dos gráficos nas avaliações do 1° ano do ensino médio do SAEP nos revelam a fragilidade da escola de não estudar os dados das avaliações externas com o intuito de replanejamento. Convém ressaltar que os dados foram apresentados em forma de gráficos aos professores, mas não houve discussão entre o coletivo, de igual forma, para essas discussões, são disponibilizados os replanejamentos e as reuniões pedagógicas, porém, falta direcionamento objetivos nos momentos de discussão da escola .
Nunca é demais lembrar o peso e o significado da avaliação escolar porque ela não só pode incluir e possibilitar a acessibilidade a novos conhecimentos, como também pode excluir os sujeitos de seus direitos de participação efetiva na sociedade, neste momento vale lembrar que a ênfase para a escola está no aprender, gerando uma mudança em todos os níveis educacionais, currículo, gestão escolar, organização de sala de aula, tipos de atividades e o próprio jeito de avaliar os educandos. Torna-se evidente ao observar as características das avaliações do SAEB e SAEP que é importante para que a escola se reavalie durante o processo de ensino aprendizagem, para que possamos refletir questionar e transformar nossas ações.