Reflexão e ação - Que relações existem entre o que eu ensino e o mundo do trabalho, da ciência, da tecnologia, da cultura?

  1. As decisões sobre o currículo se instituem com seleção .Na medida em que se trata de uma seleção,e que esta não é neutra,faz-se necessário clareza sobre quais críterios orientam esse processo de escolha.Promova um debate entre os professores participantes deste curso tendo como tema a seguiente questão:"Que relações existe entre o que eu ensino e o mundo do trabalho, da ciência ,da tecnologia da cultura?Registre esse debate e compartilhe as conclusões em suas redes de contato.

O estudo das ciências naturais causa melhoria na qualidade de vida dos alunos pois eles conseguem associar o conhecimento à sua prática diária. No entanto, o professor não pode ser simplesmente um transmissor de conhecimentos ao ensinar biologia, pois os alunos devem ser estimulados à aplicar o conhecimento no seu cotidiano.

Ao planejar a atividade curricular, deve-se levar em conta que o conteúdo trabalhado deve estar articulado de forma que os jovens terão que raciocinar para obter soluções para os questionamentos e problematizações. Os conhecimentos prévios apresentados pelos alunos são geradores de debates e reflexões, trazendo à sala de aula interação e novas possibilidades de desenvolver os assuntos.

É importante a educação na vida das pessoas, pois quanto maior seu conhecimento, maior sua capacidade de relacionar-se com o Mundo. Em face de vivermos num mundo comandado pelas ciências e tecnologia, os conhecimentos científicos se tornam indispensáveis para que essa relação aconteça.

Nesse sentido, o ensino de biologia tem relevância inconteste para a vida do cidadão e as escolas têm a missão de levar esse conhecimento a todos. A educação biológica pode contribuir para a construção do mundo que queremos, ou seja, o ato de educar implica uma visão do mundo e, por consequência, nosso modo de atuar nele. Assim como de interferir no modo como as pessoas interagem e se relacionam com ele.