Ação reflexão cad. 4 parte 2
1 - 1. Destaque as dimensões da cultura, do trabalho, da ciência e da tecnologia
presentes nesse trecho da obra.
Segundo texto, na época de Van Gogh, as ferramentas não poderiam sobrepor a idea do artista. Era preciso valorizar o trabalho do artista e não o método, a tecnologia ou materiais utilizados como o carvão, tinta óleo, bico de pena entre outros.
2. De que forma ele poderia ser incorporado como material para discussão
em sala de aula? Em que contexto e com qual objetivo?
O que vale na sala de aula é a essência do conteúdo. Percebe-se que
“...componentes curriculares do ensino médio — são reconhecidos como sendo de cultura geral, enquanto conhecimentos de eletrônica, elétrica, análise química, contabilidade, dentre outras, normalmente encontrados em disciplinas de formação profissional, são ditos como conhecimentos tecnológicos. Mas isto não faz sentido social, pois o desenvolvimento da ciência é, ao mesmo tempo, um desenvolvimento tecnológico e cultural.”(pág 24)
Assim, pode se afirmar que toda evolução da ciência, da tecnologia e da cultura vem da transformação histórica que ocorre de forma natural com o trabalho e esforço do ser humano em busca de melhorias no cotidiano.
Ë preciso arriscar, inovar, usar da criatividade e do conhecimento à priori para possibilitar a transformação objetivada.