Reflexão e ação - página 17, caderno VI

COLÉGIO ESTADUAL "DÍDIO AUGUSTO DE CAMARGO VIANA' -
                      ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO

CADERNO VI -  ( REFLEXÃO E AÇÃO - pág. 17)

GRUPO:
Professora ALESSANDRA GRIGUÇ
Professora ENEDIR VESENTIN
Professora LUCIDALVA PEREIRA DO NASCIMENTO
Professor LUIZ CARLOS DANTAS MARINHO
Professora  MARTA DE JESUS DE SOUZA
Professora ROSANA CONSTANTINO BENKENDORF
Professora ROSANE GOUVEIA DA SILVA
Professora ROSEMERI DE ANDRADE DA SILVA
Professora ELAINE TEIXEIRA IFANGER

 

            A partir de suas informações -- inicial e continuada-- e de sua experiência docente,discuta e reflita com colegas de outra área distinta as questões abaixo (sugerimos pequemos grupos de 3 professores de áreas bastante distintas , por exemplo, Educação Física, Matemática e Sociologia):
          - Quais têm sido os maiores desafios no campo da avaliação educacional?
          -  Qual sua concepção de avaliação e como ela se contituiu na sua trajetória educacional?

    
          É fundamental que  o professor se sinta desafiado a repensar o tempo pedagógico, analisando se ensina o que é de direito dos alunos ou se os conteúdos são de fato importantes naquele momento , pois não queremos que aprendam conceitos ou teorias desarticulados das funções sociais. O que se pretende é que pensem sobre a sociedade, interajam para transfomá-la e contruam identidades pessoais e sociais.
         Acreditamos que o maior desafio, no campo da avaliação, é fazer com que o aluno tenha gosto pela leitura, pois é através de uma boa interpretação, que despertarão para outras disciplinas.
        Lembrando que vivemos tempos de avaliação em  diferentes modalidade  e com diversas finalidades , e que todas as avaliações  externas ou internas  são frutos de um conjunto de fatores que inclui aspectos socioeconômicos , capital  social e cultural das famílias , estratégias e compromissos das  políticas educacionais.
       A avaliação sempre se fez presente  nos meios escolares e ao longo da história tem sido usada de diferentes formas, com distintas funções, objetivos e metodologias. É parte integrante da prática educativa e, portanto, da prática social, pela própria capacidade  que o ser humano tem de observar, refletir e julgar.A todo momento estamos avaliando, comparando e revendo nossa caminhada, de modo a decidir sobre a continuidade, modificação ou interrupção da mesma.
      Avaliação é o processo da adaptação das necessidades , a  partir do confronto entre a situação atual e a desejada ,visando uma intevenção na realidade para favorecer a aproximação de ambas. Avaliar é capaz de acompanhar o processo de construção do conhecimento do educando, para ajudar a superar obstáculos . É diferente de "ensinar" e cobrar o produto final e ser apenas capaz de dizer se confere ou não  com o certo, com  o parâmetro.
      Numa perspectiva transformadora é preciso que os resultados  da avaliação escolar constituam parte de um diagnóstico e que a partir dessa anãlise da realidade, sejam tomadas decisões sobre o que fazer para superar os problemas constatados.
       Mais do que nunca , nessa nova etapa da educação brasileira é necessário que se tenha na escola outro olhar sobre a avaliação.É preciso  que todo o processo avaliativo seja conscientemente vinculado à concepção de ensino que permeia a prática pedagógica e às decisões metodológicas tomadas a partir da concepção, tendo-se sempre claro o que de fato se quer que seja ensinado, para saber o que e como avaliar.