Reflexão e Ação pag. 41 caderno 3

Cursistas: Ana Lúcia Monticelli
Enê Stadler
Edson J. Neves
Michelle R. Almeida
Rosane M. Silva

Reflexão e Ação pág 41– Caderno 3

Temática: Crise no fornecimento da água

Abordagem

Investigativa

Estudo da realidade: Escassez de água, utilização social da água, economia doméstica.

Problematização Inicial

Elaboração pelos estudantes de questionamentos baseados no estudo da realidade.
Verificar com os alunos o entendimento acerca da escassez, desperdício, economia e controle da água.
O que fazer para reduzir o consumo no nível pessoal (doméstico); social?
Cada aluno deveria averiguar o consumo na sua casa, trazer a conta de água para registro do gasto de água e após um mês seguindo o programa verificaremos o diferencial de consumo nesse período.
A reeducação deve ser constante em todos os locais de convivência social.
Os produtos que consumimos usam água na sua produção, quanto menos comprarmos  menor será o gasto de água.

Organização do conhecimento

Dessalinização da água (Teoria e prática).
Tratamentos possíveis para a água: processos, reagentes, fluoretação da água (Teoria e prática).

Aplicação do conhecimento

Atitudes para economia pessoal e coletiva:

Captação da água da chuva.
Redução da vazão da água em descargas sanitárias e torneiras.
Reeducação para consumo consciente.