Cursistas: Ana Lúcia Monticelli
Enê Stadler
Edson J. Neves
Michelle R. Almeida
Rosane M. Silva
Reflexão e Ação pág 41– Caderno 3
Temática: Crise no fornecimento da água
Abordagem
Investigativa
Estudo da realidade: Escassez de água, utilização social da água, economia doméstica.
Problematização Inicial
Elaboração pelos estudantes de questionamentos baseados no estudo da realidade.
Verificar com os alunos o entendimento acerca da escassez, desperdício, economia e controle da água.
O que fazer para reduzir o consumo no nível pessoal (doméstico); social?
Cada aluno deveria averiguar o consumo na sua casa, trazer a conta de água para registro do gasto de água e após um mês seguindo o programa verificaremos o diferencial de consumo nesse período.
A reeducação deve ser constante em todos os locais de convivência social.
Os produtos que consumimos usam água na sua produção, quanto menos comprarmos menor será o gasto de água.
Organização do conhecimento
Dessalinização da água (Teoria e prática).
Tratamentos possíveis para a água: processos, reagentes, fluoretação da água (Teoria e prática).
Aplicação do conhecimento
Atitudes para economia pessoal e coletiva:
Captação da água da chuva.
Redução da vazão da água em descargas sanitárias e torneiras.
Reeducação para consumo consciente.