Fabiane Liberali, Danielle Kutscher David, Eliete Beatris Liipges Nesello, Leonardo Augusto Catafesta, Maria Zeli Mendes Ferreira, Débora Valero, Cristiane Fatima Ciello Giraldelli
Para que a interdisciplinariedade ocorra é necessário se utilizar de conceitos e teorias significativas, com o intuito de fortalecer e complementar o conhecimento científico, para se obter o domínio do conhecimento completo. Uma vez que os jovens dominam a informação, mas não necessariamente o conhecimento.
É importante levar em consideração que a partir das disciplinas, as relações interdisciplinares se estabelecem quando conceitos, teorias ou práticas de uma disciplina são chamados à discussão que auxiliam a compreensão de um recorte de conteúdo qualquer de outra disciplina. E, também, ao tratar de um objeto de estudo de uma disciplina, buscam-se nos quadros conceituais de outras disciplinas referenciais teóricos que possibilitem uma abordagem mais abrangente deste objeto. Assim, estabelecer relações interdisciplinares não é uma tarefa que se reduz a uma readequação metodológica curricular, mas uma questão epistemológica e esta na abordagem teórica e conceitual dada ao conteúdo em estudo, concretizando na articulação das disciplinas cujos conceitos, teorias e práticas enriquecem a compreensão dos conteúdos. (DCE - Filosofia, 2008).
Para isso, exige mudanças, tanto na formação continuada profissional, quanto nas adequações curriculares.
Tema: Cidadania, (disciplina: Filosofia)
Possibilidades de Interdisciplinariedade nas disciplinas: História, Geografia, Arte, Sociologia, Biologia, Matemática, Química, Física, Língua Estrangeira, Educação Física e Língua Portuguesa.
O tema “Cidadania” pode ser abordado em seu caráter atual político, sua relação entre a teoria e prática, constituição e a construção histórica, bem como as diversidades culturais e sociais.