Reflexão e Ação III caderno IV CAMINHOS PARA A APROXIMAÇÃO DO CONHECIMENTO DAS DIFERENTES ÁREAS: O TRABALHO COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO E A PESQUISA COMO PRINCÍPIO PEDAGÓGICO.

 

CAMINHOS PARA A APROXIMAÇÃO DO CONHECIMENTO DAS DIFERENTES ÁREAS: O TRABALHO COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO E A PESQUISA COMO PRINCÍPIO PEDAGÓGICO.

COLÉGIO ESTADUAL PROFESSORA IARA BERGMANN

PROJETO INTERDISCIPLINAR PARA O ENSINO MÉDIO

TEMÁTICA: VIOLÊNCIA
O ponto de partida para a elaboração dos planos de aulas que se seguem, estão ligados diretamente a nossa comunidade escolar.
O violento homicídio de uma de nossas alunas; ativa e participante no quadro regular do ensino fundamental das séries finais do ano de 2014 e também aluna participante do projeto extracurricular da Fanfarra do Colégio Estadual Professora Iara Bergmann; será usado para a elaboração dos trabalhos e encaminhamentos deste projeto interdisciplinar pensado para o Ensino Médio.

PROFESSORES:
ALEXANDRA BALBINO DE SOUZA – LÍNGUA PORTUGUESA
ALEXSANDRO EVANGELISTA – GEOGRAFIA
CRISTIAN FREITAS – FILOSOFIA E SOCIOLOGIA
GILMARA SILVA – FÍSICA
JOARÍS LEITE SCHAEFER – MATEMÁTICA
JUAN ORTIZ – FILOSOFIA E SOCIOLOGIA
LÉO MUSSASK – HISTÓRIA
PAULO RODRIGUES – BIOLOGIA
ROSELI CARDOSO – LÍNGUA PORTUGUESA
VIVIEN CRISTINA DE LALA – ARTES

TEMA DAS PRÁTICAS EDUCACIONAIS:

“Violência”.

FATO BASE DO TRABALHO DOCENTE:

“Menina de 12 anos é encontrada morta com várias facadas em Curitiba”
Júlia Souza da Silva, 12 anos, foi encontrada morta na manhã desta quinta-feira (14) em um matagal na Rua Arthur Leal, no bairro Alto Boqueirão, atrás ao Zoológico de Curitiba.

Segundo Daniel Luiz Lopes, tio da menina, ela foi vista pela última vez por volta das 8h de terça-feira (13), quando foi buscar pão em uma panificadora no bairro onde mora. Como ela não apareceu até o final da tarde de ontem, a família resolveu iniciar as buscas.

O corpo foi encontrado pelo pai da garota às 9h30 de hoje (14) em uma clareira que ficava a cerca de 30 metros da entrada do matagal. De acordo com informações da polícia, o assassinato aconteceu a 5 km do local onde a menina mora, o que indica que ela foi levada até a região onde o crime foi praticado.

A garota estava com o uniforme do colégio quando foi encontrada, apesar de não ter comparecido às aulas no dia anterior. A calça estava rasgada e o corpo já apresentava sinais de rigidez, além de marcas indicando que a vítima foi morta com várias facadas. Segundo a perita criminal Clarice Kravetz, ainda é necessário realizar outros exames para verificar se houve violência sexual.

O delegado Dirceu Schactae esteve no local, mas não quis comentar o caso. A Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) vai prosseguir com a investigação para apurar quem foi o autor do crime e qual foi a motivação. O corpo foi recolhido ao Instituto Médico Legal de Curitiba (IML).”
http://catve.com/noticia/9/92834/menina-de-12-anos-e-encontrada-morta-co...

DISCIPLINAS E CONTEÚDOS RELACIONADOS:

ARTE
MATEMÁTICA
FÍSICA
BIOLOGIA
FILOSOFIA
SOCIOLOGIA
LÍNGUA PORTUGUESA
HISTÓRIA
GEOGRAFIA

 

PLANEJAMENTO CURRICULAR

ARTE:
CONTEÚDO(S) ESTRUTURANTE(S):
- MÚSICA: ESTILOS MUSICAIS E TEMAS RELACIONADOS A DENUNCIA DA VIOLÊNCIA
Violência – Titãs; Fora violência – Armando Filho; Violência urbana – Ódio; Estado Violência – Biquini Cavadão; Camila, Camila  - Nenhum de Nós;  O Calibre – Paralamas do Sucesso; Muros e Grades – Engenheiros do Hawai
- TEATRO: REPRESENTAÇÕES
- ARTES VISUAIS: OBRAS REPRESENTANTES E PERTINENTES AO CONTEÚDO VIOLÊNCIA: Crimes Against Love – ARTISTA: Cyriaco Lopes; Ressocialização e arte – ARTISTA: Antonio Verones;
CONTEÚDO(S) BÁSICO(S):
ARTE:
MOVIMENTO ARTÍSTICO: ARTE BRASILEIRA E A VIOLÊNCIA
- CULTURA PRESENTE NAS PRODUÇÕES HUMANAS E NA NATUREZA: ARTE VISUAL, MÚSICA, DANÇA E TEATRO LIGADOS A REPRESENTAÇÃO DA VIOLÊNCIA BRASILEIRAS.
ELEMENTOS FORMAIS E ESTRUTURANTES DE COMPOSIÇÃO VISUAL:
LINHA, SUPERFÍCIE, VOLUME, COR, TEXTURA, TÉCNICAS DE GRAVURA, DESENHO, ILUSTRAÇÕES, FOTOGRAFIAS E PINTURAS.
CONTEÚDOS ESPECÍFICOS:
ARTE:
- MOVIMENTO ARTÍSTICO: ARTE BRASILEIRA E VIOLÊNCIA
- ELEMENTOS FORMAIS E ESTRUTURANTES DE COMPOSIÇÃO VISUAL
NÚMEROS DE AULAS NECESSÁRIAS PARA APLICAÇÃO DA PRÁTICA –
ARTE: 06
NÍVEL DE ENSINO: ENSINO MÉDIO
ENCAMINHAMENTOS METODOLÓGICOS:
ARTE:
CONHECIMENTO EM ARTE, SENTIR E PERCEBER, TRABALHO ARTÍSTICO.
RECURSOS DIDÁTICOS: AULAS EXPOSITIVAS, DEBATES, INTERPRETAÇÃO DE TEXTO E LETRAS DE MÚSICAS, LEITURA DE IMAGENS, DOCUMENTÁRIOS, PESQUISA, TÉCNICAS ARTÍSTICAS, VÍDEOS, FILMES, MÚSICAS.
REFERÊNCIAS:
ARTE:
BARBOSA, A.M.B. A IMAGEM NO ENSINO DA ARTE: ANOS 80 E NOVOS TEMPOS. SÃO PAULO: PERSPECTIVA, 1996.
Desde os anos 80, música Camila, Camila alerta sobre a violência sexual. http://www.childhood.org.br/desde-os-anos-80-musicacamila-camila-alerta-...
A abordagem da violência urbana. http://educador.brasilescola.com/estrategias-ensino/a-abordagem-violenci...
A violência no gênero letra e música http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=7613
http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/2010/artigos_teses...

PLANEJAMENTO CURRICULAR

MATEMÁTICA

CONTEÚDO(S) ESTRUTURANTE(S):
TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO
CONTEÚDO(S) BÁSICO(S):
- DADOS, TABELAS E GRÁFICOS;
- PORCENTAGEM
- ESTATÍSTICA
CONTEÚDOS ESPECÍFICOS:
- CONSTRUÇÃO DE TABELAS E GRÁFICOS
- COLETA E ORGANIZAÇÃO DE DADOS
- PORCENTAGEM
- POPULAÇÃO E AMOSTRA
- FREQUENCIA ABSOLUTA E RELATIVA
- MÉDIA ARITMÉTICA, MEDIANA E MODA
- DESVIO MÉDIO, VARIÂNCIA E DESVIO PADRÃO
NÚMEROS DE AULAS NECESSÁRIAS PARA APLICAÇÃO DA PRÁTICA –
MATEMÁTICA: 09
NÍVEL DE ENSINO: ENSINO MÉDIO
ENCAMINHAMENTOS METODOLÓGICOS:
MATEMÁTICA:
AULAS EXPOSITIVAS; LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTO, GRÁFICO E TABELA; PESQUISA
RECURSOS DIDÁTICOS: QUADRO NEGRO, GIZ, PROJETOR, INTERNET, RECORTES E VÍDEOS DE MÍDIAS (DIGITAL, IMPRESSA E TELEVISIVA).
REFERÊNCIAS:

MATEMÁTICA:
Diretrizes Curriculares da Educação Básica do Paraná
Conexões com a matemática / editora responsável Juliane Matsubara Barroso; obra coletiva; Editora Moderna         
Relatório estatístico criminal quantitativo de vítimas de crimes relativos à morte 1° semestre de 2014 por municípios e bairros de Curitiba – Secretaria de Estado de Segurança Pública
http://www.seguranca.pr.gov.br/arquivos/File/Relatorio_Relativo_Morte_2T...
Banco de dados interativo com números, gráficos e mapas sobre a investigação de mil homicídios dolosos ocorridos em Curitiba entre 2010 e 2013 – Gazeta do Povo
http://www.gazetadopovo.com.br/vidaecidadania/crime-sem-castigo/conteudo...

PLANEJAMENTO CURRICULAR

FÍSICA
CONTEÚDO(S) ESTRUTURANTE(S):
Mecânica e Termologia
CONTEÚDO(S) BÁSICO(S):
Função Horária, Leis de Newton e Temperatura.
CONTEÚDOS ESPECÍFICOS:
Velocidade média, 2ª lei de Newton ( Força) e Escala de Temperatura em Celsius
NÚMEROS DE AULAS NECESSÁRIAS PARA APLICAÇÃO DA PRÁTICA –
FÍSICA: 06
NÍVEL DE ENSINO: ENSINO MÉDIO
ENCAMINHAMENTOS METODOLÓGICOS:
FÍSICA: Depois de apresentar o fato acontecido, abriria uma discussão para colher informações da violenta morte da menina com os próprios alunos e colegas. Após o que eles ouviram e deduziram faremos estimativas: de quanto tempo e velocidade a menina levaria para chegar a pé ou de condução até o local que encontraram o corpo, se os golpes que acabaram por tira-la a vida foram com mais intensidade de força ou menos intensidade de força e já que o corpo foi encontrado no outro dia em fase de rigidez provavelmente sua temperatura corpórea era bem abaixo que o normal, deduzindo assim a quanto tempo ela já estaria sem vida.
RECURSOS DIDÁTICOS :Debate, Interpretação dos fatos, aulas expositivas, imagens e pesquisa..
REFERÊNCIAS:
FÍSICA:
Máximo, Antônio e Alvarenga, Beatriz – Curso de Física – ed. Scipione - 1ª edição – São Paulo/2011.
Gaspar, Alberto – Compreendendo a Física – ed. Ática - 1ª edição – São Paulo/2012.
http://catve.com/noticia/9/92834/menina-de-12-anos-e-encontrada-morta-co...

PLANEJAMENTO CURRICULAR

BIOLOGIA
CONTEÚDO(S) ESTRUTURANTE(S):
DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS (DSTs)
CONTEÚDO(S) BÁSICO(S):
- ABORTO NA ADOLESCÊNCIA, GRAVIDEZ INDESEJADA;  
- VIOLÊNCIAS SEXUAIS E ESTUPROS
- ESTATÍSTICA
CONTEÚDOS ESPECÍFICOS:
- CONSTRUÇÃO DE TABELAS E GRÁFICOS
- COLETA E ORGANIZAÇÃO DE DADOS
- PORCENTAGEM
NÚMEROS DE AULAS NECESSÁRIAS PARA APLICAÇÃO DA PRÁTICA –
BIOLOGIA: 06
NÍVEL DE ENSINO: ENSINO MÉDIO
ENCAMINHAMENTOS METODOLÓGICOS:
BIOLOGIA: AULAS EXPOSITIVAS; LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTO, GRÁFICO E TABELA; PESQUISA, DEBATES, VÍDEOS, APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS.
RECURSOS DIDÁTICOS: QUADRO NEGRO, GIZ, PROJETOR, INTERNET, RECORTES E VÍDEOS E MÍDIAS DIGITAIS, IMPRESSAS E TELEVISIVAS.
REFERÊNCIAS:
BIOLOGIA:
Diretrizes Curriculares da Educação Básica do Paraná
PEZZI, A.; GOWDAK, D. O.; MATTOS, N. S. Biologia – volume 2. 1ª ed. São Paulo: FTD, 2010.
PAULINO, WILSON ROBERTO. Biologia – volume 2: seres vivos/fisiologia. 1ª ed. São Paulo: Ática, 2008.
Relatório estatístico criminal quantitativo de vítimas de crimes relativos à morte 1° semestre de 2014 por municípios e bairros de Curitiba – Secretaria de Estado de Segurança Pública
http://www.seguranca.pr.gov.br/arquivos/File/Relatorio_Relativo_Morte_2T...
Banco de dados interativo com números, gráficos e mapas sobre a investigação de mil homicídios dolosos ocorridos em Curitiba entre 2010 e 2013 – Gazeta do Povo
http://www.gazetadopovo.com.br/vidaecidadania/crime-sem-castigo/conteudo...

PLANEJAMENTO CURRICULAR

FILOSOFIA E SOCIOLOGIA:
CONTEÚDO(S) ESTRUTURANTE(S):
ÉTICA
CONTEÚDO(S) BÁSICO(S):
VIOLÊNCIA NO COTIDIANO DA SOCIEDADE BRASILEIRA (ÉTICA E VIOLÊNCIA)
CONTEÚDOS ESPECÍFICOS:
- O QUE É VIOLÊNCIA?
- AS DIVERSAS FACES DA VIOLÊNCIA (CRIANÇA, MULHER, DOMÉSTICA, - FÍSICA, SEXUAL, MORAL, NO TRÂNSITO)
- O MITO DA NÂO VIOLÊNCIA BRASILEIRA
- VIOLÊNCIA E JUVENTUDE
NÚMEROS DE AULAS NECESSÁRIAS PARA APLICAÇÃO DA PRÁTICA –
FILOSFIA E SOCIOLOGIA: 05
NÍVEL DE ENSINO: ENSINO MÉDIO
ENCAMINHAMENTOS METODOLÓGICOS:
FILOSOFIA E SOCIOLOGIA: AULAS EXPOSITIVAS; LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTO, ESTATÍSTICA SOBRE A VIOLÊNCIA, PESQUISA.

RECURSOS DIDÁTICOS: QUADRO NEGRO, GIZ, PROJETOR, INTERNET, RECORTES E VÍDEOS DE MÍDIAS (DIGITAL, IMPRESSA E TELEVISIVA).
REFERÊNCIAS:
FILOSFIA E SOCIOLOGIA:
Texto sobre ética, violência e racismo – Marilena Chauí

https://www.google.com.br/search?newwindow=1&espv=2&q=contra+a+violencia...

Banco de dados interativo com números, gráficos e mapas sobre a investigação de mil homicídios dolosos ocorridos em Curitiba entre 2010 e 2013 – Gazeta do Povo
http://www.gazetadopovo.com.br/vidaecidadania/crime-sem-castigo/conteudo...

Relatório estatístico criminal quantitativo de vítimas de crimes relativos à morte 1° semestre de 2014 por municípios e bairros de Curitiba – Secretaria de Estado de Segurança Pública
http://www.seguranca.pr.gov.br/arquivos/File/Relatorio_Relativo_Morte_2T...

PLANEJAMENTO CURRICULAR

GEOGRAFIA:
CONTEÚDO(S) ESTRUTURANTE(S):
- O espaço geográfico globalizado;
- Problemas sociais nas cidades;
- Dimensão econômica do espaço globalizado.
CONTEÚDO(S) BÁSICO(S):
- A violência urbana;
- As territorialidades da Violência Urbana;
- Divisão social;
- Desigualdades sociais.
CONTEÚDOS ESPECÍFICOS:
- Elaboração de mapas temáticos;
- Delimitação da área de estudo (estudo de caso);
- Compreensão de texto sobre a temática abordada.
NÚMEROS DE AULAS NECESSÁRIAS PARA APLICAÇÃO DA PRÁTICA –
GEOGRAFIA: 04
NÍVEL DE ENSINO: ENSINO MÉDIO
ENCAMINHAMENTOS METODOLÓGICOS:
GEOGRAFIA:
- trabalhar com a questão do mapeamento da violência urbana.
- entendimento das ocorrências de violência urbana, através da construção de um mapa temático dos pontos de violência a partir da leitura de jornais.
- debate sobre a questão da violência urbana, de forma que seja compreendida por parte dos professores, como que os alunos vivenciam este.
- formação de grupos por 3 ou 4 alunos, para a elaboração das pesquisas e da produção dos materiais.
RECURSOS DIDÁTICOS:  Aulas expositivas, debates, interpretação de texto e letras de músicas, leitura de imagens, documentários, pesquisa, filmes.
REFERÊNCIAS:
GEOGRAFIA:
MOREIRA, Ruy. As categorias espaciais da construção geográfica das sociedades. In Geographia, Programa de Pós Graduação em Geografia; Niterói: UFF, ano 3, nº 5, 2001.
______________. Da região à rede e ao lugar: a nova realidade e o novo olhar geográfico sobre o mundo. In. ______________. Para onde vai o pensamento geográfico? Por uma epistemologia critica. São Paulo: Contexto, p. 158-177, 2006.
______________. O espaço e o contra-espaço: as dimensões territoriais da sociedade civil e do Estado, do privado e do público na ordem espacial burguesa. In. Território, Territórios. PPGEO; Niterói: DP&A, p. 72-107, 2002.
______________. Os períodos técnicos e os paradigmas do espaço do trabalho. In. Ciência Geográfica; Bauru, nº IV, v. II – (16), maio/agosto, p. 4-8, 2000.
______________. Ser-tões: o universal no regionalismo de Graciliano Ramos, Mário de Andrade e Guimarães Rosa (um ensaio sobre a geograficidade do espaço