Reflexão e Ação - Etapa II Caderno I Análise sobre o Conselho de Classe

Análise de questões sobre o Conselho de Classe

Antonia Edi de Siqueira
Gilmar Antonio Liberali
Sandra Cristina X. Liberali

1) Problemas Levantados: Falta de aprendizagem, baixo rendimento,falta nas aulas, interesse e participação.

2) Encaminhamentos: Encaminhar a coordenação para levantar as causas, levar ao conhecimento dos responsáveis e propor oportunidade para que o aluno possa recuperar os conhecimentos.

3) Diferença entre queixa e problema: Queixa é o efeito causado pelo problema, ou seja, as dificuldades do cotidiano escolar; enquanto o problema é o porquêe do resultado, as causas , ações, dificuldades e onde devemos focar para tentar resolver o problema apresentado na queixa.

4) Questões de ensino e aprendizagem tratadas no Conselho: Falta de aprendizagem, de interesse; de frequência; não domínio de conteúdos básicos da série/ano, não acompanhamento efetivo dos responsáveis, falta de cobrança dos professores, por medo da reação do aluno e desenvolvimento da prática pedagógica que destoe da proposta pedagógica da escola.

5) Sugestões: motivar o aluno, identificar a causa do problema/queixa, pedir um acompanhamento e cobrança de resultados por parte dos responsáveis e professores, além de elaborar/planejar aulas mais apropriadas à turma.

6) Práticas de gestão democrática: Verificou-se durante a discussão das questões levantadas pelo grupo composto por professores, funcionários, coordenação, direção, faltando no entanto, representantes de alunos e pais. As decisões coletivas são aplicadas pelo grupo.

7) Mudanças no Conselho de Classe: propomos que alem de analisar o lado humano/individualidade; analisemos e tenhamos uma decisão mais direcionada aos conteúdos, isto é; se retenha o aluno que não domine os conteúdos mínimos exigidos pelas disciplinas para frequentar a série/ano seguinte e quando retido se elabore um programa de acompanhamento/recuperação mútuo com envolvimento efetivo dos responsáveis, uma vez que quando retido o problema para a ser do professor que o reprovou e não ele que deixou de fazer/desenvolver/frequentar e apreender os conteúdos pois a falta de dedicação do aluno a maioria das vezes é causado pela omissão da família na vida escolar, ou seja, a escola não consegue ensinar quem não quer aprender e apenas frequentar não garante qualidade para ninguém.