Reflexão e ação - Etapa 2 - Caderno 4 - LINGUAGEM

COLÉGIO ESTADUAL CASTELO BRANCO – ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO
SÃO MIGUEL DO IGUAÇU – NRE – FOZ DO IGUAÇU
COORDENADORA DA ESCOLA: MARISTELA ALBONICO
PATICIPANTES:
ADEMAR SCHMITZ; ANA CANDIDA SALVI; ANELISE CARRADORE LUTZ; DANIELA MARCELINO; ELISEU MARCIANO PRESA; ERVAL ANTONIO TRAMONTIN; JAIR ANTONIO RAFFAELI; JANE VALDIRENE MORAS SCHRADER; LILIANE GADANSKI GUIZZO; LUCIMAR DA SILVA ABEL; MARGARETE BLEMER; MARIA ARGENTINA S. BARTOLOMEU; NILCEIA APARECIDA MARQUES TAVARES; ANGELA APARECIDA VIEIRA; CILÇA APARECIDA DOS SANTOS ALMEIDA.
Reflexão e ação 1:
Sobre as questões do exame pisa, Esgana-gata, são exercícios que exigem a interpretação dos dados para concluir as respostas, estimula a compreensão sobre reprodução e relações intraespecíficas. Em investigações autênticas, os estudantes têm a oportunidade de elaborar questões de interesse, desenhar o procedimento experimental, coletar e registrar os dados, analisar os dados, elaborar explicações com base nos dados e no conhecimento teórico ou prévio, concretizando a sua aprendizagem.  É desta forma que devem ser trabalhados os assuntos com os alunos, prevalecendo o procedimento experimental realizado e elaborado pelo próprio aluno.
Sobre as atividades experimentais são três experiências citadas: transpiração nas plantas, transporte de água e substâncias nas plantas e fotossíntese.
a) Quais são os objetivos, os conceitos e habilidades pretendidos em cada uma das atividades?
Os conceitos são transpiração foliar, transporte de água e substâncias e fotossíntese. As atividades tem o objetivo de evidenciar a função da raiz na absorção de água do solo; o processo de transpiração através das folhas de uma planta; a realização da fotossíntese pelas plantas. As habilidades pretendidas são: reconhecer a importância e identificar os mecanismos bioquímicos e biofísicos que ocorrem no interior das células; reconhecer as relações de interdependência entre os seres vivos e destes com o meio em que vivem.

b) Quais são as diferentes linguagens compartilhadas em cada uma das atividades (fala, escrita, tabela, gráfico, imagem, etc.) e como elas são mobilizadas pelos estudantes?
Nas duas experiências as linguagens são acessíveis e de fácil interpretação pelos estudantes, são um protocolo de como fazer.

c) Qual é o grau de autonomia intelectual dos alunos na realização de cada uma das atividades?
Em uma das atividades o aluno segue os passos como em uma receita, na outra ele também segue os passos, porém os questionamentos o instigam a elaborar hipóteses e explicações para os fatos.

d) Quais são as concepções das Ciências da Natureza presentes em cada uma das atividades?
Na primeira tem uma concepção tradicional e na segunda uma concepção de abordagem investigativa.

e) Quais seriam as possibilidades de execução das atividades em seu contexto de trabalho? Você faria modificações nas atividades? Quais seriam? Por que essas modificações seriam necessárias?
As duas atividades são interessantes, só que a segunda está de acordo com uma abordagem investigativa, que é a proposta para o ensino de ciências, então modificaria a forma de trabalhar a primeira parte de experiências.
Reflexão e ação 2:
Todas as afirmações são verdadeiras, concordamos plenamente com elas. As práticas devem ser planejadas de forma a deixar o aluno criar, organizar, descobrir o caminho a seguir e testar para chegar as conclusões esperadas.
Reflexão e ação 3:
Tema: Efeito estufa
Esfera da sociedade: Mudanças climáticas no Sul do Brasil; Em menos de cinco minutos um tornado destruiu metade de Xanxerê, cidade do oeste do Estado de Santa Catarina com 48.000 habitantes. Os ventos a 250 km/h atingiram quase 3.000 casas.
Domínio da tecnologia: Tecnologias que contribuem para o aumento do efeito estufa: veículos, indústrias, eletrônicos...
Conceitos científicos específicos:
Biologia: problemas ambientais;
Física: radiações, ondas eletromagnéticas, reflexão;
Química: reações químicas.
Esfera da sociedade: tomada de decisões, discutindo quais as políticas que deveriam ser adotadas para o uso de determinadas tecnologias de forma a evitar o aumento do efeito estufa.

Reflexão e ação 4:
A importância da alimentação para os seres vivos
Introdução:
A alimentação é uma das ações mais primitivas de todos os animais, cujos objetivos são fornecer os suprimentos energéticos necessários às atividades celulares e repor substâncias que são inevitavelmente assimiladas ou eliminadas. (FURLAN; GAZOLA, 2007).
Diversos fatores podem influenciar na alimentação dos animais, pois esse processo depende de várias etapas importantes, como: a detecção de nutrientes, a digestão mecânica, o processamento químico e a assimilação e, finalmente, a excreção. (MOYES; SCHULTE, 2010).
Assim, a finalidade primária dos sistemas digestórios é o processamento dos nutrientes alimentares realizado por enzimas, processo que é denominado digestão. (FURLAN; GAZOLA, 2007).
Cada grupo de animais apresenta um tipo de digestão, sendo que esse processo pode acontecer de maneira intra e/ou extracelular. Os animais que apresentam estruturas corporais mais simples também podem apresentar o trato gastrointestinal incompleto (como é o caso de algumas espécies de parasitas, por exemplo). Já os animais que são estruturalmente mais complexos apresentam, de maneira geral, estruturas que são análogas entre si: boca ou abertura oral, esôfago, estômago, intestino delgado, intestino grosso, reto e ânus. Naturalmente, a organização exata do trato gastrointestinal varia muito de acordo com a espécie considerada e também deve ser considerado o fato de que compartimentos especializados aumentam a eficiência da digestão (MOYES; SCHULTE, 2010).
Além das peculiaridades morfológicas no trato gastrointestinal de cada grupo de animais, é interessante ressaltar que diversas associações acontecem entre os animais e as bactérias ao longo de seu sistema digestório. Isso faz com que se formem verdadeiros microbiomas endógenos em cada animal considerado. Nesse sentido, destacam-se as relações que vários grupos têm, inclusive os peixes, com bactérias oportunistas ao longo de seu trato intestinal que, ocasionalmente, podem levar a patologias. (EMBRAPA, 2003) Outro exemplo são as associações simbióticas existentes entre os mamíferos ruminantes e as bactérias que realizam a fermentação para digerir celulose. (FURLAN; GAZOLA, 2007).

Objetivos gerais e específicos:
Tendo em vista a relevância do processo de digestão para os animais e, além disso, a importância das relações que estes estabelecem com o ambiente e outros seres, a presente unidade de ensino tem como objetivo promover a compreensão do processo digestório e as relações que os seres vivos desenvolvem para poder obter seus nutrientes.

Metodologia:
Esta unidade de ensino foi desenvolvida pelas disciplinas de ciências da natureza com os alunos da terceira série do Colégio Estadual Castelo Branco, durante o mês de agosto de 2015.
Cada disciplina trabalhou com os seguintes temas:
Biologia: Sistema digestório, alimentação, relações entre seres vivos;
Física: Calorimetria;
Química: Processo de digestão química, elementos químicos essenciais para uma boa alimentação.