COLÉGIO ESTADUAL VEREADOR OSNY FRAGA
Curso Pacto do Ensino Médio
MATEMÁTICA
Caderno V
Professor Orientador: Cássio Adriano Lombardo
Cristina Mara Ribeiro
Eliane Gomes da Rosa
Francisca Germiniano Pereira
Josemar Robassa Junior
Kamila de Mattos Simão
Lucilene Santana da Silva
Luís Cesar Landucci
Mônica Corrêa Lima
Wagner da Conceição Moreira
RESUMO
A base do pensamento humano
O pensamento humano é construído através dos conceitos matemáticos, na qual, segundo Piaget é a base para o desenvolvimento cognitivo, que reconhece elementos lógicos mais simples para elementos mais complexos. Na análise das disciplinas que compõem a grade curricular do Ensino Médio, esses elementos fazem parte do entendimento dessas áreas.
Os quatro tipos de raciocínios estão presentes nas construções de conhecimento histórico, geográfico, linguístico, científico e corporal, sendo muitas vezes a base para a contextualização desses temas. A construção da tabela do Caderno cinco, no curso de Formação de Professores pode – se perceber esses pensamentos mais especificamente. As disciplinas foram escolhidas com base na utilização da Ciência Matemática em alguns tópicos principais, considerando a análise de cada professor.
História: Nessa disciplina a parte da Historia Moderna e Contemporânea, necessita da visão geométrica – espacial para identificar as figuras formadas nas grandes construções antigas e o pensamento lógico dedutivo na parte econômica dos povos estudados.
Geografia: Na parte humana identifica – se o pensamento não determinístico nas analises estatísticas das populações e lógico dedutivo nas medidas agrárias, nas projeções cartográficas, escalas, fuso horário, taxa de mortalidade e índice de desenvolvimento humano.
Biologia: Nessa área, a matemática está inserida no cálculo lógico – dedutivo nos temas sobre Respiração e Fotossíntese com o uso das funções para atender as descrições desses fenômenos. A parte da Genética, Primeira e Segunda Lei de Mendel usa – se a Análise Combinatória, Probabilidade e Estatísticas mesclando vários raciocínios lógicos.
Química: A matemática é uma importante ferramenta que auxilia na compreensão da fenomenologia química, bem como na solução de problemas com o uso de fórmulas e cálculos.
Física: Os cálculos matemáticos é o fator estruturante dos conhecimentos físicos, possuindo profundas implicações para o ensino da Física. Temas como: Cinemática, Termologia, Ondulatória e muitos outros assuntos estão envolvidos os raciocínios dedutivos e lógicos – dedutivos.
Português: Na parte literária, os conceitos matemáticos estão presentes na leitura do século que as obras foram criadas. Na parte ortográfica, separar e classificar a sílaba das palavras utilizando o pensamento dedutivo.
Língua Inglesa: O raciocínio lógico é utilizado na leitura das horas, na qual através do conhecimento dessa medida de tempo, o aluno tem condições de fazer a tradução. Outro trabalhado que necessita da matemática são as leituras dos números ordinais.
Educação Física: Essa disciplina possui muitos conteúdos estruturantes que usam a matemática como instrumento de entendimento. Nos jogos de tabuleiros, esportivos, usam – se o dedutivo para aprender e aplicar as regras. Nos cálculos de índice de massa corporal (IMC), de gordura, massa magra, frequência cardíaca, usa – se o raciocínio lógico dedutivo através de fórmulas e conversões.
Ao se analisar as áreas apresentadas, nota- se vários pensamentos matemáticos, na qual com maior ênfase em algumas ou pequenas citações em outras, constatando – se a importância da alfabetização matemática na construção da realidade.
O desenvolvimento significativo da Matemática será concretizado quando esse conhecimento for moldado através das situações da realidade do aluno. Segundo os autores Davi Gutierrez e Orlando Natal, “ao se deparar com situações cotidianas, o aluno encontra a funcionalidade da matemática e tem condições de agir ativamente para melhorar e construir a cidadania”.
Fontes:
SUTHERLAND, Rosamund. Caminhos para o mundo da Matemática. Revista Pátio. Grupo A Educação S.A. n.13,p7 – 9,2012.
http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-697520...
http://www.scientiaplena.org.br/sp/article/viewFile/1517/812
http://www.cdn.ueg.br/arquivos/jussara/conteudoN/1209/monografia_da_Adri...