Reflexão e Ação do Caderno III - Currículo

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Na sociedade atual, o aluno apresenta-se na escola muitas vezes desestimulado sem um programa que contemple suas necessidades, ocasionando falta de identidade, acesso, permanência, levando a evasão, sem falar do mercado de trabalho que se mostra prazeroso, dando-lhe independência financeira e autonomia.É fundamental organizar as expectativas do jovem como meta central, formação integral; eixos integradores, pesquisa e avaliações, que o incentivem e motivem a permanecer na instituição escolar

Teoria e prática, tempo e formação, Trabalhar os quatro eixos, e rever a quantidade de conteúdos a serem trabalhados; Acompanhamento da vida escolar dos estudantes, promovendo o seguimento do desempenho, análise dos resultados e comunicação com a família. Os componentes curriculares devem propiciar a apropriação de conceitos e categorias básicas, e não o acúmulo de informações e conhecimentos, estabelecendo um conjunto necessário de saberes integrados e significativos. Levar o aluno a desenvolver habilidades como senso crítico e a ética. Na área de geografia, a formação do povo brasileiro com sua localização, enfatizando a indígena, africana e européia. Política Nacional de Educação Ambiental. A instituição de ensino deve atualizar periodicamente seu projeto político pedagógico e dar-lhe publicidade a comunidade escolar e as famílias, pois a escola se tornou um depósito de alunos, e não são acompanhados pelos responsáveis e até mesmo estimulados de sua importância e necessidade. A SEED tem que dar mais autonomia as escolas, de acordo com sua comunidade, nas realizações de atividades e propostas aos alunos com formas de oferta, calendário, avaliações, evitando assim a evasão, e um melhor desempenho. Hoje nem mesmo a escolha da instituição pode ser feita, pois é imposto de acordo com sua localidade, itinerários das aula com horário, esquecendo da liberdade e necessidade desse aluno.

Não podemos esquecer que a instituição de onde saem cidadãos que se habilitam a trabalhar e participar da cultura e dos destinos da comunidade e do país, tem que estar apta a desenvolvê-los, e criar habilidades.